Tiago Pitta e Cunha tem 54 anos e já dedicou mais de duas décadas da sua vida às políticas para os oceanos, tendo sido conselheiro sobre os assuntos do mar do antigo Presidente da República Cavaco Silva.
“A ciência e a inovação são sinónimos da carreira de Elvira Fortunato”, sublinhou o júri.
Aos 42 anos, o diretor artístico do Teatro Nacional Dona Maria II é um dos mais celebrados artistas portugueses, dentro e fora do país.
O arquiteto português de 53 anos foi o grande vencedor do Prémio Pessoa deste ano. Tem uma obra vasta no ramo da arquitetura, dá aulas tanto em Portugal como no Estrangeiro e viu agora o seu trabalho ser reconhecido.
Foi uma distinção que a muitos alegrou e que terá surpreendido poucos.
Júri do Prémio Pessoa salienta que o trabalho de Lourenço “é caracterizado pela variedade de interesses e realizações que incluem, para além da centralidades dos estudos clássicos, a música, o romance, a poesia, o teatro, o ensaio, os estudos bizantinos, a germanista e a história da dança”.
O tradutor, escritor e académico Frederico Lourenço é o Prémio Pessoa 2016. Este prémio pretende distinguir uma pessoa que tenha sido “protagonista de uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do país”
O artista plástico Rui Chafes venceu, esta sexta-feira, a 29.ª edição do Prémio Pessoa.
O investigador Henrique Leitão, 50 anos, é o vencedor da 28.ª edição do Prémio Pessoa 2014, foi hoje anunciado pelo presidente do júri, Francisco Pinto Balsemão, no Palácio de Seteais, em Sintra.