É uma previsão mais pessimista que o Governo que espera um crescimento de 2%.
Quando à inflação, especialistas da Allianz Trade sugerem um valor de 2,3% para este ano e 1,9% para 2025.
Comissão Europeia sublinhou ‘crescimento sólido do emprego’ e ‘elevado nível’ de atividade económica em Portugal, apesar da ligeira revisão em baixa para 2024.
Desempenho português destaca-se pela positiva entre as previsões pessimistas da Comissão para o resto da Zona Euro que é revista em baixa
O Fundo Monetário internacional FMI) prevê que a economia de Portugal cresça 2,5% este ano e que a meta de 1,5% para o défice seja atingida. A instituição defende ainda que o Governo deve aproveitar o atual momento para reduzir a dívida pública.
A economia portuguesa deverá crescer 2,1% este ano acima da expetativa de subida de 1,5% que a anterior sondagem da agência Bloomberg junto de 20 economistas em instituições de todo o mundo.
O Conselho das Finanças Públicas (CFP) considera que as previsões macroeconómicas do Governo no Programa de Estabilidade 2017-2021 são razoáveis para este ano mas tem dúvidas em relação aos anos seguintes.
A Comissão Europeia (CE) prevê que a zona euro continue a recuperar, mas alerta para os riscos com origem no Brexit e da administração de Donald Trump.
A Comissão Europeia prevê que o défice em 2017 deverá ficar em 2% do PIB, acima dos 1,6% previstos pelo Governo.
O Banco de França baixou as previsões de crescimento para 2016 e 2017. A deterioração da economia global e o Brexit foram as razões apontadas.
Diretor da OCDE salienta que “crescimento muito fraco” de outros países terá “implicações muito grandes para Portugal”.
O primeiro-ministro, António Costa, desvalorizou esta quarta-feira a revisão em baixa das previsões da OCDE para o crescimento económico em 2016.
Portugal só deverá crescer 1,2% em 2016, de acordo com as novas previsões económicas da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), divulgadas esta quarta-feira.
Três vezes por ano, a Comissão Europeia divulga previsões económicas para os Estados membros, e hoje foi a vez das previsões ditas “de Outono” de 2015.
A Comissão Europeia divulga hoje, em Bruxelas, as previsões económicas de outono, nas quais atualizará as suas projeções, incluindo sobre o défice de Portugal para este ano, que na primavera duvidava que baixasse dos 3% do PIB.
O Banco de Portugal (BdP) reviu hoje em alta as projecções para o desempenho da economia. O banco central antecipa que o PIB cresça 1,7% este ano, face à previsão de 1,5% feita em Dezembro.