primeira-guerra-mundial


  • Efemérides de 28 de Julho (2022)

    1951 As Nações Unidas aprovaram há 71 anos, em Genebra, a Convenção Relativa ao Estatuto dos Refugiados, à qual Portugal aderiu pós o 25 de Abril de 1974, só entrando em vigor, na ordem jurídica portuguesa, em Julho de 1976.

    Efemérides de 28 de Julho (2022)

  • Efemérides de 28 de Julho

    Em 1951, as Nações Unidas aprovaram há 70 anos, em Genebra, a Convenção Relativa ao Estatuto dos Refugiados, à qual Portugal aderiu pós o 25 de Abril de 1974, só entrando em vigor, na ordem jurídica portuguesa, em julho de 1976.

    Efemérides de 28 de Julho

  • T.E. Lawrence. A despedida da épica

    Esgotado há vários anos, nos últimos dias, o livro das memórias do homem que ficou conhecido como Lawrence da Arábia, “Os Sete Pilares da Sabedoria”, mereceu duas novas traduções publicadas em simultâneo entre nós. Trata-se de um testemunho dos dois anos que este aventureiro e estratega militar deu à revolta árabe, durante a Grande Guerra,…

    T.E. Lawrence. A despedida da épica

  • Livro escondido na parede de uma casa é redescoberto 80 anos depois

    “Schlump” foi queimado pelos nazis, em 1933, por ter um tom satírico e anti-guerra.

    Livro escondido na parede de uma casa é redescoberto 80 anos depois

  • A Grande Guerra vista de perto

    A 11 de novembro de 1918 o anúncio do Armistício pôs oficialmente fim à Primeira Guerra Mundial. No centenário da data, selecionámos um conjunto de imagens históricas que ajudam a compreender as várias facetas do conflito. Desde as tarefas simples do quotidiano nas trincheiras, como fazer a barba, à carnificina no campo de batalha. 

    A Grande Guerra vista de perto

  • Donald Trump. “Existe algo melhor para comemorar do que o fim de uma guerra?”

    Antes das comemorações, Trump vai ainda encontrar-se com Emmanuel Macron

    Donald Trump. “Existe algo melhor para comemorar do que o fim de uma guerra?”

  • ‘Oficiais que se consideravam cavalheiros abateram pessoas perfeitamente inocentes’

    Nascido no ano em que a Segunda Guerra Mundial terminou, 1945, Max Hastings cresceu a ouvir no seio da sua família memórias do conflito. “Diziam-me que eu tinha tido muito azar por não ter assistido à Segunda Guerra, porque foi uma aventura gloriosa”. Hoje é um dos mais reputados historiadores britânicos. Especializado em assuntos militares,…

    ‘Oficiais que se consideravam cavalheiros abateram pessoas perfeitamente inocentes’

  • Uma guerra para ler

    O primeiro conflito mundial, cujo centenário se recorda este ano, valeu, além de rios de sangue e de intoxicações mortais ou incapacitantes por armas químicas (neste aspecto, também foi o primeiro), rios de tinta. Muitos escritores foram também mobilizados para a frente de combate, fossem soldados nas trincheiras – como Ernst Jünger do lado alemão…

    Uma guerra para ler

  • A I Guerra vista de um sofá português

    Faz hoje 100 anos que o Império Austro-Húngaro declarou guerra à Sérvia, iniciando-se o conflito que ficaria conhecido como I Guerra Mundial.

    A I Guerra vista de um sofá português

  • Oito filmes para perceber melhor a Primeira Guerra Mundial

    No dia em que se assinalam 100 anos da Grande Guerra, reunimos oito propostas cinematográficas para todos os gostos.

    Oito filmes para perceber melhor a Primeira Guerra Mundial

  • Memorial da I Guerra online

    Através de um simples clique é possível descobrir o que viveram os militares portugueses na Grande Guerra, entre 1914 e 1918, e como morreram 7.760 desses homens. Num projecto inédito, o Arquivo Histórico Militar (AHM), colocou online toda a informação sobre os combatentes nacionais que perderam a vida no teatro de operações na Europa e…

    Memorial da I Guerra online