Trata-se do maior fluxo migratório dentro do continente europeu desde a Segunda Guerra Mundial.
Cerca de um terço são menores e mais de 60% são mulheres.
De acordo com a União Internacional de Biatlo, até agora, pelo menos um atleta ucraniano já foi morto. Sabe-se que Yevhen Malyshev, um ex-biatleta ucraniano de 19 anos, morreu durante a primeira semana de combate.
Ocultação da morada das vítimas nas notificações das autoridades enviadas aos agressores já pode ser exigida.
O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, quer garantir toda a proteção necessária no regresso às aulas, durante o primeiro período, em setembro.
Apesar de classificar como “aceitável”, entidade defende que há perigos. Um dos pontos mais críticos é o recurso “à interface da Google e da Apple”.
“Uma quantidade excessiva de partículas ou microrganismos pode passar pela máscara, aumentando o risco de infeção”.
Apresentadora não deixa de lado as medidas de proteção e mostra que também quer educar os mais pequenos nesse sentido.
“Há uma grande convergência de pontos de vista entre o Governo e os representantes das magistraturas relativamente à necessidade de se reiniciar o trabalho”, aponta Francisca Van Dunem.
A legislação, publicada em Diário da República, no dia 1 de maio, onde é definida a obrigatoriedade do uso de máscaras ou viseiras para o acesso a certos espaços e serviços pode vir a comprometer o aumento do número de casos no país.
A iniciativa foi inspirada no gesto de um médico francês Alain Colombié que também partilhou fotografias nu, onde descreveu sentir-se “carne para canhão” na frente de batalha contra a covid-19.
Com o fim do estado de emergência, a 2 de maio, os transportes públicos sofrem novas alterações na respetiva utilização.
Questionado se haverá compensação extra para os profissionais de saúde ou subsídio de risco, como acontece em outros países, António Sales afirma que esta é uma questão que “deverá ser ponderada a médio prazo”, no entanto, afirma que “esta não é a altura própria para o fazer, uma vez que tantos portugueses passam dificuldades”.
Apesar de não existirem muitos casos no país – 9,231 – , o Governo decidiu parar os negócios de modo a impedir a propagação da doença que deixou mais de dois milhões infetados em todo o mundo e o estado de emergência está decretado em todo o país até dia 6 de maio.
Wang Xinghuan, diretor-geral do hospital Leishenshan, em Wuhan, defende que o uso de máscara é essencial para controlar pandemia
O país uniu-se numa onda de solidariedade e várias empresas continuam a trabalhar com um único objetivo: ajudar unidades hospitalares e profissionais de saúde ao produzir máscaras, batas, viseiras ou géis desinfetantes. Mas não são suficientes.
Goreti Silva sublinha ainda que a utilização da máscara pode dar “uma falsa sensação de segurança”, um cenário que não corresponde à verdade.
Tal como tem acontecido um pouco por todo o mundo, farmácias registam aumento da procura.