Venda da obra esteve envolta em polémica após a Direção-Geral do Património Cultural ter dado autorização para a saída do país, contrariando pareceres de especialistas.
A ação visava promover “o direito a uma alimentação saudável e sustentável”.
Jen Haaning entregou duas molduras vazias, reveladoramente intituladas: Fica com o Dinheiro e Foge.
Proprietário está a colocar a peça à venda através de negociação particular, sem dar possibilidade de leilão.
Outra controvérsia no mundo da arte irrompeu nas páginas dos jornais de todo o mundo, depois de um museu alemão ter sido obrigado a investigar se um quadro de Piet Mondrian estaria a ser exibido ao contrário.
As autoridades alegam que os negociantes exportaram fraudulentamente 2 milhões de euros em obras da artista barroca do século XVII, para um leilão em Viena.
O Museu Guggenheim, em Bilbau, foi palco de uma polémica devido a semelhanças de uma pintura com uma cena de filme.
O príncipe William e Kate Middleton viram o retrato pela primeira vez numa visita ao Museu Fitzwilliam da Universidade de Cambridge.
A licitação do retrato da amante de Picasso, “’Femme assise près d’une fenêtre”, começou nos 45 milhões de dólares, mas depressa ultrapassou os 55 milhões, superando todas as previsões.
Levada a leilão com uma estimativa de entre 800 mil libras (922 mil euros) e 1,2 milhões de libras (1,38 milhões de euros).
Quadro foi comprado por principe saudita por valor recorde de 380 milhões de euros.
Quadro foi oferecido a Franklin D. Roosevelt.
Tela foi composta durante a Segunda Guerra Mundial.
Um Caravaggio perdido foi encontrado há cinco anos num sótão em França e iria a leilão por valor recorde, mas um colecionador antecipou-se e fez uma oferta irrecusável.
O vídeo demonstra que o momento da destruição do quadro foi planeado
Chama-se “Salvator Mundi” e representa Jesus Cristo, que com a mão direita faz o gesto da bênção e na esquerda segura uma esfera de cristal. Terá sido pintado pelo mestre toscano por volta de 1500.
Vinte e quatro horas depois do arranque da campanha de angariação de fundos para comprar “Adoração dos Magos”, de Domingos Sequeira, 12% do quadro já foi financiado pelos portugueses. A iniciativa, inédita em Portugal, tem como objetivo final obter 600 mil euros, de modo a que o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) consiga adquirir…
O luso-descendente Filipe Mendes comprou um quadro de Josefa de Óbidos num leilão da Sothebys, em Nova Iorque, e doou-o ao Museu do Louvre, em Paris, onde ficará quando terminar, em Lisboa, a exposição dedicada à pintora portuguesa.