Para facilitar as viagens dentro da União Europeia, os Estados-membros defendem que as regras devem ser simplificadas para todos os portadores do certificado digital, que comprove vacinação, recuperação ou teste à covid-19.
Português quebrou regras de quarentena na Suíça e no Reino Unido.
A entidade europeia está “atualmente a rever as orientações de isolamento para casos de covid-19 e a fazer uma análise mais especializada da literatura disponível sobre carga viral e alívio [do isolamento]”, sublinhando que, por enquanto, “não existem provas que permitam diminuir o período de isolamento” de indivíduos não vacinados contra a covid-19.
É a segunda vez que o banqueiro português quebra as regras de isolamento.
De acordo com a circular, este período aplica-se a assintomáticos e a pessoas cujos sintomas sejam resolvidos durante esse período de tempo. Após os cinco dias, a pessoa que esteve infetada pode voltar a circular normalmente.
O casal, uma portuguesa e um espanhol, foi detido no aeroporto de Amesterdão, depois de ter fugido do hotel onde estava a cumprir quarentena. Segundo Carola Pimenta, as autoridades holandesas com quem falaram deixaram o casal sair do hotel, depois de o namorado ter saído para comprar dois testes antigénios, nos quais ambos deram negativo.
Foi detido na manhã seguinte.
O cantor de 30 anos visitou os Estados Unidos e para regressar ao Reino Unido foi obrigado a realizar uma quarentena de 10 dias.