Sempre, em todas as situações, procurava merecer ser admirado, mas sê-lo, sobretudo, perante os ‘seus homens’, pela sua liderança, excepcional abnegação, serenidade, bravura e excepcional expressão de comando.
1922 Os portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral realizaram há 100 anos a primeira travessia aérea do Atlântico Sul ao chegarem ao Rio de Janeiro num hidroavião.
O ex-PR não esteve na sessão inaugural das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Só foi convidado na véspera e já tinha exames médicos programados. Marcelo telefonou-lhe.
“Julgo que a segurança global é extremamente importante, mas seria conveniente ver se se poderia ir mais longe, eu julgo que se poderia ir mais longe”, afirmou o antigo Presidente da República em breves declarações aos jornalistas.
O atual poder parece querer esquecer o 25 de Novembro. O ministro da Defesa não esteve presente nas comemorações, nem os chefes dos ramos militares. Eanes esteve sozinho à chuva…
O antigo Presidente não poupou críticas às tentativas de ‘partidarização’ das Forças Armadas, que ‘ultimamente se têm acelerado’.
O antigo Presidente da República não poupou críticas às tentativas de “partidarização” das Forças Armadas, que “ultimamente, se tem acelerado e intensificado”.
Antigo chefe de Estado considera que razões devem ser apontadas para que “dignidade” do CEMA seja salvaguardada.
General elogia “projeto de modernização e inclusão social” e gestão pandémica do autarca. “Medina dispõe de condições para continuar”.
Na cerimónia íntima marcaram presença Ramalho Eanes, Vasco Lourenço e Rodrigo Sousa e Castro.
“Para mim, e apesar de todas as contradições, o Otelo tem direito a um lugar de proeminência histórica. E tem esse direito, apesar da autoria de desvios políticos perversos, de nefastas consequências, porque foi ele quem liderou a preparação operacional do 25 de Abril, a mobilização dos jovens capitães, o comando da operação militar bem-sucedida.”,…
Em 2017, terminou há 4 anos o ‘roaming’ na União Europeia, depois de quase onze anos de negociações e de inúmeros avanços e recuos.
Antigo Presidente aceitou convite feito por Marcelo Rebelo de Sousa.
Força conjunta de quase todos os Ex-Chefes Militares após o 25 de Abril atira contra a Reforma da Estrutura Superior nas Forças Armadas.
O antigo Presidente da República e conselheiro de Estado quis ver ‘pessoalmente’ como funciona subsistema disciplinar da justiça no processo que envolve ‘amigo’ Vaz das Neves.
O Presidente Marcelo telefonou ao ex-Presidente Eanes a convidá-lo para presidir às cerimónias comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril, que António Costa já tornou público que começarão em 2022 e se prolongarão até 2026. Eanes deverá dar resposta afirmativa em breve.
Este PRR como está desenhado, com uma escassa aposta no incrementar do investimento produtivo e na competitividade internacional de Portugal, será um flop.
«O desrespeito desta esquerda festiva em relação ao passado do país é uma atitude indesejável» – disse Ramalho Eanes ao Nascer do SOL, a propósito da polémica sobre a remoção dos brasões da Praça do Império, em Belém. O ex-Presidente da República acrescentou que essa «esquerda nova», mesmo quando sabe de História, «não conhece a…
Antigo Presidente da República afirmou que é preciso olhar para a “via oceânica como grande via de ligação entre os diferentes países”