realizadora



  • ‘Agnès Varda era livre, e lutou pela sua própria liberdade’

    No ano morte de Agnès Varda, acaba de estrear em sala o seu último filme: Varda por Agnès. A apresentá-lo em Lisboa esteve Rosalie Varda – sua filha com Jacques Demy e produtora deste derradeiro filme de uma mulher que, entre homens, teve a força necessária para se fazer incontornável na História do Cinema.

    ‘Agnès Varda era livre, e lutou pela sua própria liberdade’

  • Asia Argento. A rebeldia como eterna busca do amor

    A ex-atriz, agora realizadora e cantora, dirigiu em 2014 um filme poderoso com laivos autobiográficos. ‘Incompreendida’ é a história de uma menina de nove anos negligenciada por dois pais famosos demasiado absorvidos pela carreira, pelo divórcio, pelas aventuras extraconjugais. É difícil não ver Asia nessa menina de nove anos. A mesma que ainda hoje confia…

    Asia Argento. A rebeldia como eterna busca do amor

  • Laís Bodanzky. “É muito mais fácil massacrar uma mulher do que um homem”

    Sobre a mulher brasileira e o lugar que ocupa, sobre a família, mas também sobre uma nova classe média,  “Como Nossos Pais” o mais recente filme de Laís Bodanzky, chega esta semana às salas. O i conversou com a realizadora, na sua passagem por Lisboa

    Laís Bodanzky. “É muito mais fácil massacrar uma mulher do que um homem”


  • Nicole Garcia. “O desejo feminino continua a ser escandaloso”

    A atriz e realizadora francesa esteve em Portugal para apresentar o seu mais recente filme, “Um Instante de Amor”, que chega hoje às salas portuguesas. A história de uma mulher e do seu desejo, sexual e amoroso

    Nicole Garcia. “O desejo feminino continua a ser escandaloso”

  • Primeira realizadora portuguesa é homenageada

    O Cinema de São Jorge homenageia a partir desta sexta-feira Bárbara Virgínia, a primeira realizadora portuguesa de cinema. A homenagem acontece no âmbito da 2ª. Edição do festival Olhares do Mediterrâneo – Cinema no Feminino, e inclui, durante o fim-de-semana, uma exposição sobre a realizadora e actriz que nasceu em 1923 e morreu este ano.

    Primeira realizadora portuguesa é homenageada

  • Alice Rohrwacher: ‘Descobri a luz em Lisboa’

    A realizadora e argumentista italiana fez escola de cinema em Portugal. Aos 33 anos foi premiada pelo júri em Cannes com a segunda longa-metragem, O País das Maravilhas, no qual uma família de apicultores vive à margem do presente como da lei.

    Alice Rohrwacher: ‘Descobri a luz em Lisboa’



  • Angelina Jolie divulga primeiro trailer de ‘Unbroken’

    Angelina Jolie já anunciou estar prestes a abandonar o grande ecrã. Mas a actriz não se vai dedicar – em exclusivo – à maternidade. Antes pelo contrário. Quer continuar a trabalhar na indústria mas do outro lado das câmaras: como realizadora. Como tal, já recolheu elogios com “Na Terra de Sangue e Mel”, em 2011,…

    Angelina Jolie divulga primeiro trailer de ‘Unbroken’