A notícia foi avançada, esta segunda-feira, pelas autoridades militares da região, numa altura em que o distrito de Mangu é assolado há dois meses por ataques e violência entre comunidades agrícolas e pastoris, que já fizeram mais de 200 mortos.
Especialistas afirmam que o Sri Lanka foi a “primeira peça do dominó a cair” por causa da invasão da Ucrânia.
“Desta vez a vítima foi um adulto. Mas o que acontece se for uma criança? Com os dentes dos javalis, até uma mordedura numa perna é suficiente para colocar em risco a vida de uma pessoa”, considerou um cidadão italiano.
“A partir do recolher obrigatório, às 18h, vai toda a gente para casa”, afirmou Miguel Albuquerque. Novas medidas irão entrar em vigor na próxima semana.
Detenção ocorreu pelas 03h30.
Situação é diferente do que aconteceu no último fim de semana de outubro e dia de Todos os Santos, em que a circulação entre concelhos também esteve proibida.
João Cotrim Figueiredo esteve reunido com Marcelo Rebelo de Sousa, que está a ouvir os partidos sobre uma possível renovação do estado de emergência, bem como sobre o Orçamento do Estado para 2021, dois temas a ser debatidos e votados na sexta-feira.
GNR e PSP abriram 221 autos de contraordenação, fecharam 51 estabelecimentos e suspenderam atividade de outros sete.
O Governo aprovou no sábado, em Conselho de Ministros, o recolher obrigatório aos dias de semana nos (121) concelhos determinados com risco elevado, em espaços e vias públicas diariamente entre as 23h00 e as 05h00, bem como aos sábados e domingos entre as 13h00 e as 05h00.
Primeiro-ministro italiano deve impor ainda mais medidas para conter a covid-19, como o fecho dos centros comerciais aos fins de semana.
Desde que se iniciaram os protestos morreram 200 pessoas.