“A Deco PROteste não encontra justificações válidas para estas disparidades, que não se explicam apenas por diferenças nos investimentos em reabilitação de redes ou por ineficiências na gestão dos sistemas”, alerta
O tratamento dos resíduos perigosos está atualmente nas mãos de duas empresas na Chamusca. O contrato de concessão termina em novembro e o Governo pretende mudar o licenciamento e abrir portas a mais operadores. A Zero questiona a medida e diz que poderá ser ‘desastroso do ponto de vista ambiental’ se não forem respeitadas as…
De acordo com um relatório da OMS, o aumento de dezenas de milhares de toneladas de resíduos médicos produzidos e distribuídos para o combate à pandemia têm colocado sobre grande pressão os sistemas de gestão de resíduos, ameaçando o ambiente e a saúde humana.
Autópsia revelará se o bebé estava vivo ou morto quando foi abandonado ali.
A AdC considera que o negócio não é “suscetível de criar entraves significativos” à concorrência efetiva no mercado nacional.
A associação quer uma “revisão desta tarifa e uma solução de cálculo que permita a valorização das boas práticas dos portugueses”.
Holding internacional com presença em Portugal transportava resíduos biosanitários em caixas de cartão que não neutralizavam carga viral do coronavírus.
Portugueses foram detidos no âmbito de uma operação da Europol de combate ao depósito e tratamento ilegal de lixo covid-19.
Ministro do Ambiente tinha prometido medida para setembro. AEPSA contesta decisão e diz que pode levar ao aumento da fatura da água.
Situação é explicada ao i por Eduardo Marques, presidente da AEPSA. “Em muitos municípios os resíduos (industriais) são recolhidos conjuntamente e tratados nos sistemas de resíduos urbanos”.
Taxa para os aterros no país vai duplicar de 11 para 22 euros por tonelada.
Malásia vai devolver 60 contentores de resíduos de plástico contaminado aos seus países de origem. Espanha já recebeu cinco.
Do total de resíduos, 23 toneladas foram reciclados
Um armazém com toneladas de resíduos perigosos no interior está já a preocupar vizinhos de urbanizações próximas na cidade de Esmoriz, concelho de Ovar, no distrito de Aveiro, preocupados com focos de poluição, problemas para a saúde pública e o risco de incêndio.
Os resíduos vão desde “vassouras a molas da roupa, peças de fogo-de-artifício, seringas, tampões auriculares, frasco para análises clínicas, cotonetes e fitas de identificação de hospitais”
Quercus apresentou queixa do Ministério do Ambiente na quinta-feira
As conclusões são do estudo “Sinergias Circulares: Desafios para Portugal”, realizado pelo Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.
A Novo Verde junta-se à Sociedade Ponto Verde