Espera-se um alivio nas restrições ao consumo.
Circulação estará interrompida entre as estações Cidade Universitária e Lumiar, até às 13h00
Segundo o porta-voz do Governo, Hirokazu Matsuno, a única coisa que se vai manter é a exigência de um teste à chegada ao Japão para aqueles que tenham sintomas consistentes com os da covid-19, tais como febre alta.
EUA, Canadá e Japão já adotaram medidas. “Algumas práticas são inaceitáveis”, disse responsável chinês.
Reunião inter-ministerial da comissão de seca vai ter lugar esta semana.
Note-se que, no último conselho de ministro, a ministra da Presidência indicou que o Governo vai seguir o critério definido pelo Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças para o levantamento de todas as restrições: Portugal deve atingir o limiar de 20 mortes por milhão de habitantes causadas pela covid-19 para conseguir aliviar as medidas instauradas.
Seguindo a proposta apresentada no Infarmed, chega ao fim o uso de certificados e a recomendação de teletrabalho. Contactos deixam de fazer isolamento mas primeiro DGS terá de mudar regras. Máscaras em espaços fechados e regras nos lares e hospitais só cairão quando mortalidade descer para mais de metade do que se tem verificado, o que…
Reunião do Infarmed com consenso em torno do alívio das medidas, necessidade de vigiar novas variantes e cenários para o futuro: vírus será sazonal. INSA defende que se discutam vantagens de ter medidas no inverno para evitar excesso de mortalidade
Peritos são ouvidos esta quarta-feira, com epidemia em trajetória descendente mas risco de reinfeções mantém-se. Omicron 2 ganha peso e está a circular mais em Lisboa. No Reino Unido estão agora em investigação casos de ‘Deltacron’, uma recombinação da Omicron com a Delta. 4.ª dose da vacina para idosos é outra das questões prementes.
É a visão que tem sido partilhada pelos peritos que o Governo ouve habitualmente. Médicos de Saúde Pública concordam e alertam para o risco de seguir cegamente outros países. Reunião do Infarmed deverá ser já na próxima semana.
Tendo em conta que “os factos descritos são muito graves”, o sindicato “remeteu com carácter de urgência um pedido de esclarecimento sobre esta situação, quer à Direção Nacional da PSP, quer ao Ministério da Administração Interna”.
A ministra da Saúde referiu igualmente que, esta quarta-feira, serão registados quase 9 mil novos casos do novo coronavírus.
Os Países Baixos são o primeiro país a anunciar um confinamento de forma a impedir a disseminação da nova variante da covid-19, Omicron.
O primeiro-ministro acredita que o país não deve estar em “condições de retirar estas medidas”, impostas até 9 de janeiro. O líder do Governo está a iniciar o processo de compra conjunta de vacinas adequadas às novas variantes, que deverão chegar só depois da primavera.
Orientação da DGS apenas obriga os funcionários dos espaços ao uso de máscaras.
Na passada quinta-feira, o Governo anunciou novas medidas para responder ao agravamento da pandemia de covid-19 em Portugal. Porém, em declarações prestadas após uma reunião dos ministros europeus da Cultura, Graça Fonseca frisou que, “neste momento, não se antevê novas restrições” na área cultural.
Portugal suspendeu voos de e para Moçambique e impôs quarentena a passageiros de sete países.
Stakeholders do turismo europeu dizem ainda que podem ser “arrancados” das regiões cerca de 35 mil milhões de euros.