Aproximadamente uma hora após a divulgação da posição da APEE, foi adiantado que a família recebeu indicação médica de que o menino terá morrido por engasgamento e não devido a reações adversas à inoculação. Contudo, os resultados do procedimento só serão conhecidos daqui a cerca de um mês.
Rodrigo vai continuar internado em observação durante duas semanas.
Obstetra ainda pode recorrer da decisão.
Bastonário atualizou o número de processos contra Artur Carvalho para um total de 14.
O partido julga ser fundamental que o Governo saiba qual a posição e os esclarecimentos que terá a prestar sobre este caso.
Recorde-se que, na segunda-feira, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) revelou que a clínica Ecosado, onde não foram detetadas as malformações graves nas ecografias feitas à mãe de Rodrigo pelo obstetra Artur Carvalho, não tem convenção com o Estado.
“Coloca-se aqui a questão do que é feito da fiscalização e do controlo que deve existir nas situações em que existem contratos [com o Estado]”.
Dos processos pendentes na Ordem à qualidade na realização de exames, são vários os alertas. Ordem reúne conselhos disciplinares para delinear resposta a casos pendentes.
Bebé foi submetido a uma ressonância magnética esta quinta-feira.
Suspensão preventiva foi determinada esta tarde após serem apreciados processos pendentes contra o médico e o relato do caso do Rodrigo. Conselho disciplinar diz que há “fortes indícios” de infrações e revela ter pesado o risco de o médico continuar a ter a mesma conduta
Conselho disciplinar analisa esta tarde casos que envolvem obstetra.
“Enquanto há vida, há esperança. Quem dita como será o dia de amanhã é o Rodrigo. Nós respeitamos” declara a madrinha de Rodrigo, Tânia Contente.
Carlos Pereira Alves, presidente do Conselho Superior da Ordem, revelou que antes dos atuais processos o médico já tinha tido quatro processos disciplinares na Ordem, que resultaram em arquivamento.
Bastonário pede ao Conselho Superior da Ordem para verificar os procedimentos seguidos pelo conselho disciplinar. Obstetra que não detetou malformações em bebé que nasceu em Setúbal já tinha cinco processos disciplinares em curso e ainda não tinha sido ouvido.
Um dos envolvidos é o mesmo obstetra que acompanhou gravidez da mãe de Rodrigo.