Os procuradores criticaram o juíz Ivo Rosa, ao considerarem o seu julgamento como um “ato de fé cego” por se ter baseado “em meras proclamações intuitivas, baseadas apenas nas perceções íntimas do julgador”.
O documento dos procuradores do MP, Rosário Teixeira e Vítor Pinto, contém cerca de 1.700 páginas.
MP já enviou recurso da decisão instrutória para o Tribunal da Relação.
O debate instrutório da Operação Marquês decorre esta quarta-feira, em Lisboa.
Procurador do MP lembra que acusação é “técnica” e que está “suportada”
À entrada do tribunal Central de Instrução Criminal o procurador que liderou o processo preferiu não comentar as respostas do ex-primeiro-ministro em interrogatório. José Sócrates disse hoje estar “bem disposto”, antes de entrar para a sala onde vai ser interrogado por Ivo Rosa.
Mesmo magistrado já tinha abolido um caução anterior a antigo vice-presidente do BCP
Incêndio deflagrou esta quarta-feira à tarde
Em resposta a um recurso do ex-primeiro-ministro, o procurador titular da Operação Marquês diz que Sócrates quer provocar «decisões contraditórias» e esquece-se «deliberadamente» do que foi dito pela Relação, insistindo em «fazer de conta» que este Tribunal não declarou haver indícios de crimes.
Juízes vão ocupar antigas instalações da Polícia Judiciária.
O diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal, Amadeu Guerra, deu mais três meses ao procurador Rosário Teixeira para que este lhe faça um novo ponto da situação sobre a Operação Marquês e indique a data previsível de encerramento de inquérito. Num comunicado enviado pela Procuradoria-Geral da República, é referido que o primeiro…
A decisão não é consensual nas magistraturas, mas já foi tomada: até ao final do ano, o juiz Carlos Alexandre e o procurador Rosário Teixeira passarão a estar juntos no n.º 213 da Rua Gomes Freire. E segundo o SOL apurou, as obras de adaptação do edifício – propriedade do empresário António Caneças, ex-marido de…
As duas juízas da Relação de Lisboa que acolheram as alegações do procurador Rosário Teixeira, rejeitando o recurso de José Sócrates sobre a especial complexidade do processo, concordam que é forçoso “concluir pelo carácter altamente organizado, resultante, aliás, também do seu carácter transnacional”. E, apesar de até hoje não se saber publicamente, a dispersão de…
O procurador Rosário Teixeira, o magistrado mais conceituado nas investigações dos crimes de branqueamento de capitais e que agora liderou a investigação a José Sócrates, considerou numa das suas últimas intervenções públicas que “no domínio da prevenção da corrupção, os bancos devem ter em atenção as chamadas Pessoas Politicamente Expostas (PPE), que são uma criação…
O ‘superprocurador’ que investigou Sócrates e o juiz que o mandou prender são conhecidos por serem viciados em trabalho e cultivarem o low profile. Há muito que se cruzam na Justiça.