O litoral alentejano é quase inesgotável na oferta de praias, entre grandes areais a pequenas baías quase secretas, estradas abertas, paisagens selvagens e o mar como pano de fundo. Este é um refúgio para a imensa biodiversidade da região mas também para quem procura descansar em tempo de férias.
Está oficialmente aberta a Grande Rota das Montanhas Mágicas. 275 km para percorrer a pé ou 279 km de bicicleta, atravessando as serras da Gralheira, Arada, Arestal e Montemuro. Ou para descobrir aos poucos. A inauguração foi sexta-feira, na aldeia de Felgueira, uma das muitas atravessadas por este tesouro que quer tornar-se conhecido além-fronteiras.
Canal norte-americano analisou praias a nível mundial, consoante os meses do ano
Já vamos a mais de meio e, por isso, merecemos uma pausa para sopas e descanso. Para a primeira parte não faltam opções, desde o clássico Gigi ao novo restaurante vegan de Faro. Para a parte do pé na areia, apanhe um barquinho e vá até às ilhas. Do Farol à Fuzeta há muitos quilómetros…
Quem pensa em Albufeira no mês de agosto começa já a imaginar ingleses rosados a dançarem seminus em cima dos balcões dos bares. Mas o i garante que há vida além desta loucura. Aliás, há praias com pouca gente, restaurantes de peixe fresco e bares que vendem sumos de fruta. Para pena dos ingleses, que…