Em três anos, os portugueses consumiram menos 25,6 toneladas de sal e menos 6 mil de açúcar ao comer pizzas, snacks, refrigerantes ou cereais. Um bom resultado, diz ao i responsável da DGS, que traça o objetivo de estender acordo com a indústria de sopas e conseguir a mudança pela “educação do paladar” e não com substitutos, o que ainda não…
Multas variam entre os 1750 e 3750 euros para pessoa singular e 3500 e 45 mil para empresas.
Dados revelam que 13,7% das pessoas que têm esse hábito sofrem de hipertensão arterial
Fundador do Clube dos Pensadores comentou medida do governo de limitar venda de produtos elevados níveis de açúcar e sal nos bares dos hospitais
O treinador é a cara da campanha.
Ordem dos Médicos, dos Nutricionistas, dos Enfermeiros, dos Farmacêuticos e dos Dentistas pedem medidas adicionais de promoção da alimentação saudável
O governo anunciou uma nova taxa sobre batatas fritas, bolachas e cereais de pequeno-almoço. Será cobrada sempre que ultrapassem um grama de sal por 100 gramas de produto e o objetivo é reduzir o consumo de sal pela população. O i pôs-se em campo e foi analisar rótulos. Conclusão? Há batatas fritas que não vão…
Os portugueses consomem mais de 30 toneladas de sal a mais por dia
Governo assina na segunda-feira um protocolo com representantes do setor da panificação
O já chamado imposto das batatas fritas vai abranger outros snacks salgados, bolachas e cereais de pequeno almoço
Taxa vai incidir sobre produtos que apresentem pelo menos 10 gramas de sal por quilo de produto acabado, sejam bolachas, cereais ou batatas.
Em causa estão os altos teores de açúcar e sal usados no fabrico das bolachas de água e sal e tipo Maria
Podemos andar a temperar a comida com microplásticos
Termina hoje o prazo para que todas as instituições do Serviço Nacional de Saúde retirem das máquinas alimentos com elevados níveis de açúcar, sal e gorduras trans.
Nutri Ventures alia-se à empresa de refeições escolares ITAU
A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, “apoiou o desenvolvimento pela Universidade do Porto de um medidor portátil que facilitará a avaliação das quantidades de sal nos alimentos”, lê-se em comunicado divulgado no site da DGS.
Investigadores portugueses, da Universidade do Porto, inventaram um aparelho que consegue medir em três minutos a quantidade de sal na comida.
Um estudo da Universidade do Porto revela que 85% dos adolescentes avaliados consomem sal em excesso, havendo mesmo quem ingira 22 gramas de sal por dia através de pizzas, chourição e pastelaria, quando o recomendado é cinco gramas diárias.
Quase todos os portugueses ingerem quantidades de sal superiores ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, apesar de estarem mais informados sobre os seus malefícios, nos últimos cinco anos apenas um quarto mudou os seus hábitos alimentares.