Atualmente, o valor do salário mínimo é de 820 euros.
Atualização da proposta apresentada pelo Executivo na semana passada.
“Trata-se de um acordo de valorização salarial que não incide apenas sobre o salário mínimo, mas também propõe medidas de valorização dos salários em geral” e que é também “virado para o crescimento económico e para a competitividade”, explicou a governante, aos jornalistas, à saída da reunião da Concertação Social.
A ministra do Trabalho gostaria que as negociações ficassem concluídas antes do prazo-limite de entrega do Orçamento do Estado para 2025 – 10 de outubro.
Reduzir o IRS é uma das soluções para aumentar o salário médio, ‘uma ferramenta que está ao alcance de qualquer Governo’. Partidos prometem subidas, mas sem adiantar a fórmula
Aumento foi aprovado ontem em Conselho de Ministros.
O decreto-lei foi aprovado, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros.
Bem como uma subida dos salários não inferior a 150 euros.
Em 2022, 24 milhões de espanhóis perderam o poder de compra e esta nova medida vai beneficiar quase dois milhões de trabalhadores do país.
Governo quer chegar aos 900 euros até 2026, ano do final da legislatura.
Para o presidente da CIP, os aumentos salariais não podem ser decididos por decreto e devem assentar no crescimento económico, produtividade e inflação. Defende uma redução da carga fiscal sobre empresas e famílias e quanto às medidas para atenuar o aumento da inflação dá cartão vermelho. ‘A guerra começou em fevereiro e as ajudas às…
Medina explicou que isso não quer dizer que quem ganhar o salário mínimo em 2024 passe a pagar imposto.
Governo mantém objetivo de alcançar os 900 euros até final da legislatura. Aumentos para a Função Pública já tinha sido revelados.
O líder comunista discursou no Encontro de Quadros da Juventude Comunista Portuguesa, em Lisboa, e afirmou que o Governo fala “do valor do salário mínimo para 2026, para não se comprometerem com o seu aumento significativo já em janeiro”.
Depois de conhecido o plano de apoios do Governo, os comunistas propõem mais medidas para “assegurar a valorização do poder de compra dos trabalhadores e reformados, combater o aumento dos preços, garantir o cumprimento dos direitos sociais e garantir uma mais justa distribuição da riqueza”.
Esta é a reação dos economistas ouvidos pelo i ao estudo que conclui que, em dez anos, os salários caíram e que os mais qualificados foram os mais prejudicados. E criticam apelo de Costa ao pedir aumento salarial de 20% nos privados para responder à inflação.
Tendo como exemplo um carrinho de compras com os produtos e quantidades indicadas para satisfazer as exigências nutricionais mínimas do adulto médio, a Picodi é clara: o custo da alimentação básica em Portugal corresponde a 13,6% do salário mínimo. O nosso país fica em 16.º lugar numa lista de 64 países analisados.