Cartazes com dados estatísticos e as caras dos responsáveis pelos horrores do nazismo, fascismo e comunismo foram chumbados na AR, apesar de terem estado no PE. Perceba porquê.
Enquanto de todos os lados sopravam ventos de mudança, Portugal recusava abrir mão do império. E ‘evidenciou uma capacidade de resistência que ninguém – nem mesmo talvez o próprio Salazar – supunha que tivesse’, diz o autor. Orgulhosamente Sós – A diplomacia em guerra (1962-1974) conta a história destes anos dramáticos.
Durante 50 anos repetiu-se a história de que Salazar tinha caído no Forte do Estoril de uma cadeira de lona que se escangalhou ou rasgou. Nunca ninguém (ou quase ninguém) pôs em causa esta versão e ela fez o seu caminho. O problema é que as fontes em que todos se basearam eram as mesmas.
2015 – A Alemanha fechou há 7 anos as fronteiras, assoberbada pela chegada de refugiados, dias depois de Merkel (anterior chanceler conservadora) se oferecer para receber 800 mil.
2021 A ginasta americana negra Simone Biles abalou há 1 ano o Mundo, nos Jogos de Tóquio, depois de antes ter ganho 4 medalhas de oiro olímpicas, ao denunciar que fora alvo de assédio sexual nos treinos, e alegando a necessidade de se concentrar na sua saúde mental, prontificando-se a perder por isso várias distinções.
2012 – Descoberta anunciada há 10 anos pelo Centro Europeu de Física de uma nova partícula no Modelo Padrão Atômico, conhecida como Bóson de Higgs, ou mais popularmente por “Partícula de Deus”, que teria surgido logo depois do Big Bang.
Em Portugal, ainda existem 22 municípios com arruamentos que homenageiam António de Oliveira Salazar. Em Santo Tirso, instalou-se a controvérsia: enquanto o BE quer mudar a nomenclatura, o PS vota contra e o PSD abstém-se.
1967 Foi instalada há 55 anos a primeira caixa automática multibanco, em Londres, num bairro no norte da cidade, pelo Barclays, embora as mais modernas só tivessem aparecido muito mais tarde, já com funções desenvolvidas, e espalhando-se rapidamente pelo mundo.
José António Saraiva quis encaixar a subida ao poder de Salazar na história do país que o criou. Descreve um ditador vindo de um Portugal conservador, em confronto constante com outro Portugal mais progressista.
O primeiro-ministro resolveu dizer que a “doença nacional” é o cepticismo. José Adelino Maltez diz que os portugueses não se reveem no “otimismo irritante” de Costa. Já Alberto Gonçalves considera que a doença do povo é outra: a crendice em excesso.
1928 – Oliveira Salazar (1889-1970), ainda antes de se fazer com o Poder total (1932-68), em 1932 como Presidente do Conselho, assumiu há 74 anos a pasta das Finanças no IV Governo da Ditadura.
1968 – O ditador Oliveira Salazar decretou há 54 anos a deportação de Mário Soares para a ilha de São Tomé.
2020 – A Organização Mundial da Saúde declarou há 2 anos a COVID-19 uma pandemia global.
António de Oliveira Salazar deixou o Governo de Portugal no ano de 1968, depois de ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral. Contudo, passou o resto da sua vida (dois anos) a acreditar que ainda mandava no país.
Em 2019, Fernando Santos foi eleito há 2 anos melhor selecionador do mundo de 2019 pela Federação Internacional de História e Estatística do futebol, repetindo o feito de 2016.
Em 1980, foi legalizada há 42 anos a Aliança Democrática, coligação entre o PSD, o CDS e o PPM, no Supremo Tribunal de Justiça – que, liderada por Francisco Sá Carneiro, tinha atingido o Poder nas eleições de 2 de Dezembro anterior.