salazar



  • “Aquilo que eu conto neste livro era em grande parte segredo”

    Enquanto de todos os lados sopravam ventos de mudança, Portugal recusava abrir mão do império. E ‘evidenciou uma capacidade de resistência que ninguém – nem mesmo talvez o próprio Salazar – supunha que tivesse’, diz o autor. Orgulhosamente Sós – A diplomacia em guerra (1962-1974) conta a história destes anos dramáticos.

    “Aquilo que eu conto neste livro era em grande parte segredo”

  • Efemérides de 26 de Setembro (2022)

    1968 – Marcello Caetano (1906-80) foi nomeado há 54 anos presidente do Conselho de Ministros, na sequência da comprovada incapacitação de Salazar (1889-1970), após AVC que o levou a ser operado.

    Efemérides de 26 de Setembro (2022)

  • A queda da cadeira que nunca aconteceu

    Durante 50 anos repetiu-se a história de que Salazar tinha caído no Forte do Estoril de uma cadeira de lona que se escangalhou ou rasgou. Nunca ninguém (ou quase ninguém) pôs em causa esta versão e ela fez o seu caminho. O problema é que as fontes em que todos se basearam eram as mesmas.

    A queda da cadeira que nunca aconteceu


  • Efemérides de 13 de Setembro (2021)

    2015 – A Alemanha fechou há 7 anos as fronteiras, assoberbada pela chegada de refugiados, dias depois de Merkel (anterior chanceler conservadora) se oferecer para receber 800 mil.

    Efemérides de 13 de Setembro (2021)

  • Efemérides de 27 de Julho (2022)

    2021 A ginasta americana negra Simone Biles abalou há 1 ano o Mundo, nos Jogos de Tóquio, depois de antes ter ganho 4 medalhas de oiro olímpicas, ao denunciar que fora alvo de assédio sexual nos treinos, e alegando a necessidade de se concentrar na sua saúde mental, prontificando-se a perder por isso várias distinções.

    Efemérides de 27 de Julho (2022)

  • Efemérides de 4 de Julho (2022)

    2012 – Descoberta anunciada há 10 anos pelo Centro Europeu de Física de uma nova partícula no Modelo Padrão Atômico, conhecida como Bóson de Higgs, ou mais popularmente por “Partícula de Deus”, que teria surgido logo depois do Big Bang.

    Efemérides de 4 de Julho (2022)

  • Toponímia. Democratizar os nomes das ruas ou ‘apagar’ a História?

    Em Portugal, ainda existem 22 municípios com arruamentos que homenageiam António de Oliveira Salazar. Em Santo Tirso, instalou-se a controvérsia: enquanto o BE quer mudar a nomenclatura, o PS vota contra e o PSD abstém-se.

    Toponímia. Democratizar os nomes das ruas ou ‘apagar’ a História?


  • Efemérides de 27 de Junho (2022)

    1967 Foi instalada há 55 anos a primeira caixa automática multibanco, em Londres, num bairro no norte da cidade, pelo Barclays, embora as mais modernas só tivessem aparecido muito mais tarde, já com funções desenvolvidas, e espalhando-se rapidamente pelo mundo.

    Efemérides de 27 de Junho (2022)

  • “Nunca gostei de chamar fascismo ao salazarismo. É um fascismo rural, relativamente suave”

    José António Saraiva quis encaixar a subida ao poder de Salazar na história do país que o criou. Descreve um ditador vindo de um Portugal conservador, em confronto constante com outro Portugal mais progressista.   

    “Nunca gostei de chamar fascismo ao salazarismo. É um fascismo rural, relativamente suave”