Queixas sobre as burlas online cresceram 14%. Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa, diz que pouco se pode fazer porque as páginas criadas pelos criminosos “desaparecem muito rápido”.
A black friday, assim como a cyber monday são bons momentos para aproveitarmos os preços baixos. Mas também é uma ocasião que exige cuidados redobrados, porque pode cair em situações fraudulentas.
Dados são da Associação de Marcas de Retalho e Restauração (AMRR) que apela ao fim “imediato” desta medida.
A medida de restrição imposta pelo Governo causou mau estar no setor ao lembrar que neste período havia sempre um acréscimo do negócio.
Há “muito menos movimento”, garantiu João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal.
Consumidores vão poder efetuar trocas até ao final do mês de janeiro.
Fiscalizados 645 operadores económicos, tendo sido instaurados 132 processos contraordenacionais.
“A venda em saldos que se realize durante os meses de maio e junho de 2020 não releva para efeitos de contabilização do limite máximo de venda em saldos de 124 dias por ano”.
Caso se trate de uma compra online, as regras diferem um pouco, e estão previstas na lei.
No dia 29, a Black Friday vai levar milhares de portugueses às lojas ou a ficarem colados ao computador. O preço é um dos fatores que levam os consumidores a trocar as lojas tradicionais pelas lojas online.
Prepare a carteira: ainda vêm aí vários períodos de promoções
Segundo o ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, esta medida serve para impedir as lojas de aumentar os preços nos dias prévios aos saldos para depois os baixar na altura e afirmar que as peças estão com preços mais baixos.
ASAE continua a multar saldos que são feitos à margem da lei.
As promoções continuam a conquistar muitos portugueses. Na verdade, mais de 60% procura comida e bebidas que estejam em promoção nos supermercados.
Mais uma vez, nem todos os portugueses compraram presentes para oferecer no dia de Natal.
Portugal está entre os países que mais comparam os preços dos produtos.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fiscalizou cerca de 1000 operadores económicos desde a entrada em vigor da nova lei dos saldos.
Muitas pessoas perdem a cabeça nos saldos e tentam comprar tudo e mais alguma coisa pelo menor preço possível. Para tirar o melhor partido desta altura, o site Delas criou uma lista com várias dicas.
Em 2015, os saldos vão ter novas regras: Os prazos vão deixar de ser estipulados por lei, cabendo aos vendedores decidir quando querem descer os preços.