Operação pode estar relacionada com “processos de aquisição de aeronaves”
Governo regional anulou processo de privatização e vai lançar novo concurso. Especialista diz que decisão mostra falta de seriedade.
O SPAC lembrou que “a Azores Airlines está para os Açores, como a TAP está para o país”.
Decisão da gestora foi anunciada pelo Governo Regional dos Açores.
A transportadora diz ainda que “o crescimento contínuo reflete a atratividade crescente dos destinos servidos pelas companhias aéreas, quer para viagens ponto a ponto, quer para ligações, especialmente entre a América do Norte e a Europa”.
Valor representa um crescimento de 27% no número de passageiros transportados face a 2022.
Acrescentando ainda que os voos entre Ponta Delgada e Faro serão realizados “em equipamento Airbus A320 com capacidade para 168 lugares”.
Ainda assim, foi “o melhor ano de receitas de sempre” tanto para a Azores Airlines (211,1 milhões de euros) como para a SATA Air Açores (92,2 milhões de euros).
Incidente ocorreu esta terça-feira no aeroporto das Lajes
Luís Rodrigues, até aqui presidente da SATA, já é visto como o ‘Paulo Macedo da aviação’. A ideia é usar a fórmula que usou na companhia área açoriana: aplicar plano de reestruturação e criar paz social na empresa até que a companhia seja privatizada. Apesar das polémicas, tudo indica que os três grupos continuam interessados.
De acordo com o Governo dos Açores liderado por José Manuel Bolieiro os prejuízos da companhia de aviação face à pandemia de covid-19 foram avaliados e apreciados pela Comissão Europeia “em 11.960.199,84 de euros”.
“As medidas implementadas no Grupo SATA para debelar os impactos da pandemia são, contudo, insuficientes para colmatar as necessidades de tesouraria que o grupo enfrenta, sendo necessária uma intervenção pública por parte do Governo da República”, refere a companhia aérea pública açoriana em comunicado.
O anúncio foi feito pela secretária regional dos Transportes e Obras Públicas dos Açores, Ana Cunha. O plano de reestruturação deverá ser apresentado pelo conselho de administração da transportadora aérea.
Os voos para Toronto (Canadá), Boston (Estados Unidos), Praia (Cabo Verde) e Frankfurt (Alemanha) estavam inicialmente suspensos até 6 junho, período que se prolonga agora até dia 14
A SATA e a Ryanair não estão a operar para os Açores, mas a TAP nunca deixou de voar para a região, mantendo ainda duas ligações semanais para São Miguel e uma para a Terceira
Ex-administrador da TAP assume cargo e lidera o processo de privatização da companhia aérea açoriana
A situação obrigou ao cancelamento da ligação Lisboa/Pico/Lisboa, declarou a seguradora esta segunda-feira.
Em causa estão suspeitas de crimes de fraude e peculato