Medida está inserida numa proposta de lei sobre controlo das fronteiras, hoje aprovada pelo Governo e que vai ser enviada para a Assembleia da República.
O espaço Schengen foi criado pela UE em 1995 e permite que mais de 400 milhões de pessoas viajem livremente entre países membros sem passar por controlos de fronteiras
As regras de Schengen obrigam os países a terem as suas fronteiras modernizadas com equipamentos que permitem a identificação facial. Portugal andou a dormir durante três anos e agora tem oito meses para ter tudo pronto
O homem tinha dois quilos de droga colados às pernas, o que dificultava a locomoção
Custos operacionais podem chegar aos 4 mil milhões de euros por ano. Carlos Coelho vai liderar grupo de trabalho que tentará libertar informação sobre o estado da livre-circulação.
Um estudo divulgado ontem pela Fundação Bertelsmann avança que o fim do espaço Schengen pode custar à União Europeia entre 470 mil milhões a 1,4 biliões a dez anos.
O comissário europeu Valdis Dombrovskis avançou ontem que a Comissão Europeia considera que “a Grécia negligenciou seriamente as suas obrigações” no controlo e gestão da fronteira externa do espaço Schengen.
Até ao final do ano, a Comissão Europeia vai apresentar uma proposta de revisão das regras do espaço Schengen sobre a livre circulação em resposta aos mais recentes atentados terroristas.
França, Alemanha e Espanha estão entre os países europeus empenhados em rever as regras de Schengen, entre outras medidas de combate ao terrorismo que suscitam reservas a governos, ao Parlamento Europeu e à justiça europeia.