Pio XII foi avisado dos crimes dos nazis. Em finais de 1942, um jesuíta alemão escreveu carta a falar dos judeus assassinados nos “fornos das SS”.
O líder do partido que está no poder do Governo polaco fez o anúncio depois de ter sido publicado um relatório há muito esperado sobre o custo para o país dos anos de ocupação alemã nazi, recordando 83 anos da sociedade polaca desde o inicio da Segunda Guerra Mundial.
As altas temperaturas registadas este verão levaram a que o nível das águas descesse de tal modo que uma vintena de navios nazis afundados há quase oito décadas voltaram a ficar expostos à superfície no rio Danúbio.
O homem foi preso em agosto de 1944 no gueto judeu polaco de Lodz, onde a sua família tinha sido colocada.
Acabam de ser publicadas em Portugal as memórias do arquiteto favorito de Hitler. Condenado a 20 anos de prisão depois da guerra, Albert Speer teve muito tempo para refletir acerca da sua culpa.
“Só um louco pode repetir o que aconteceu na Segunda Guerra Mundial e todos os que repitam os crimes que ocorreram na época está a imitar a filosofia nazi”, afirmou Zelensky, a propósito do dia em que se assinalam 77 anos da rendição alemã na Segunda Guerra Mundial.
“O nosso dever comum é impedir o renascimento do nazismo, que trouxe tanto sofrimento aos povos de vários países. É necessário preservar e transmitir (…) a verdade sobre os acontecimentos da guerra, valores espirituais comuns e tradições de amizade e irmandade”, disse o Presidente da Rússia.
Presidente da Ucrânia assinala o Dia da Lembrança e Reconciliação com um vídeo publicado nas redes socias no qual compara a atual guerra na Ucrânia com a Segunda Guerra Mundial. E deixa palavras de esperança: “Nós vamos superar este inverno”.
Kremlin nega fim da guerra a 9 de maio, data que a Rússia assinala o Dia da Vitória, referindo-se à rendição dos nazis aos Aliados, onde se incluía a antiga União Soviética.
A devolução veio no dia em que a italiana completa 90 anos.