O Sexta às 9 morreu na RTP, mas vai ser ressuscitado noutra televisão. Sandra Felgueiras diz querer continuar a sua cruzada pela verdade.
Em causa está a saída de Luís Vigário, um jornalista da equipa de Sandra Felgueiras no Sexta às 9.
A saída de Sandra Felgueiras é só mais um episódio de uma história que começou antes da pandemia, com a polémica com Flor Pedroso e Cândida Pinto. RTP perde, oficialmente, o seu terceiro programa mais visto.
Equipa do programa Sexta às 9 mostra “profunda indignação” com o facto de o programa ter sido suspenso sem que os jornalistas fossem avisados. Numa carta enviada à redação da estação pública a que o Nascer do Sol teve acesso relatam os problemas com que têm vivido nos últimos anos e as dúvidas para o futuro.
Ministro diz que o assunto “está encerrado”.
Palavras de João Galamba “atentam contra o bom nome da RTP e da sua jornalista Sandra Felgueiras”.
“Lamento, mas estrume só mesmo essa coisa asquerosa que quer ser considerada ‘um programa de informação’, escreveu o governante, como mostra o print da publicação entretanto apagada.
Em causa estavam as participações a propósito da data do reinício do Sexta às 9, a reportagem sobre o lítio e o caso ISCEM.
É uma apaixonada pelo jornalismo de investigação e, por isso, aceitou dar a entrevista. Não quer ajustes de contas, mas quer a reposição da verdade. ‘Nós, os jornalistas de investigação, existimos para sermos incómodos, não é para sermos bananas’.
Recorde-se que a não transmissão do Sexta às 9 durante a campanha legislativa e o adiamento do programa sobre o lítio causaram polémica e levaram o PSD a pedir uma audição com Maria Flor Pedroso, ex-diretora de informação da RTP, Sandra Felgueiras e o presidente do Conselho de Administração da RTP, Gonçalo Reis.
Ex-responsável da ERC diz que este tipo de jornalismo não pode depender de horários.
Conselho de Administração, liderado por Gonçalo Reis, refere que “nomeará em breve uma nova direção”.
A RTP vive uma história digna de entrar no Sexta às 9, o seu programa de investigação. O conselho de redação sente-se impotente para avaliar as queixas da equipa de Sandra Felgueiras, que acusou Flor Pedroso, a diretora, de boicotar uma reportagem em que era parte interessada e, por isso, convocou os jornalistas para um…
Requerimento para audições de diretora de informação da RTP, presidente da RTP e jornalista que coordena o programa já foi entregue no Parlamento.
Jorge Costa Oliveira escreve carta aberta a Sandra Felgueiras, onde diz não ter conhecimento de qualquer inquérito do MP à Lusorecursos, que tem a concessão de exploração de lítio em Montalegre, e nega ter tido qualquer influência na aprovação do contrato com o Governo. O ex-membro do executivo, agora consultor da empresa, faz ainda questão de…
Social-democrata quebrou siléncio depois das eleições legislativas.
Depois de o Sexta às 9 não ter regressado a 13 de setembro, como estava previsto, a RTP anuncia nova data para o regresso: a primeira sexta-feira depois das eleições.