Padres casados, mulheres diaconisas, poligamia, influencers e comunidade LGBT+ fazem parte dos temas que estão em discussão sobre o futuro da Igreja Católica. Em abril saber-se-á o que pensam o clero e os leigos portugueses.
O Sínodo foi uma desilusão para todos aqueles que queriam decisões concretas, mas essas só surgirão em 2024 ou 2025.
A Conferência Episcopal Portuguesa fez um inquérito nacional e conclui que a Igreja precisa de mudar. O casamento dos padres, a igualdade de género e a aceitação da comunidade LGTBi+ são as novidades. Os mais conservadores não concordam com as conclusões e propõem uma ‘perspetiva diferente’.
O cardeal-patriarca de Lisboa disse hoje que “há um chamamento divino às famílias” e que o Sínodo realizado este mês, em Roma, exige da Igreja “mais atenção e acompanhamento das famílias”.
O Sínodo dos Bispos para a Família não abre totalmente a porta aos divorciados recasados, como alguns defendiam e desejavam, mas propõe um caminho de discernimento e conversão para estes católicos, que será analisado caso a caso e conduzido pelo bispo. Entre os 94 pontos do documento final, que foi aprovado ontem ao final do dia por…
Depois das divisões e das polémicas, o documento final do Sínodo dos Bispos sobre a Família promete mesmo avançar com algumas mudanças em relação aos divorciados católicos que voltaram a casar. Ao fim de três semanas de trabalho, os cardeais e bispos estão neste momento a proceder à votação, ponto a ponto, do documento final,…
O Vaticano assegurou hoje que o relatório final do Sínodo dos Bispos sobre a Família é um documento conciliador que reúne as várias opiniões apresentadas pelos cardeais e bispos. Depois da profunda divisão que se instalou entre os participantes do sínodo, a propósito de temas quentes como o papel dos divorciados recasados na Igreja, o…
A convulsão que se instalou no Sínodo dos Bispos sobre a Família, em Roma, também está a dividir opiniões em Portugal. Há padres como o teólogo Carreira das Neves que falam abertamente num boicote ao Papa e admitem até “o risco de um cisma na Igreja”. Outros, como o padre Feytor Pinto, encaram este extremar…
O Papa a falar de conspiração, cartas privadas que saltam para os jornais com críticas ao funcionamento do Sínodo, tweets que dizem mais do que muitas conferências de imprensa. O Vaticano está ao rubro, com a realização do Sínodo dos Bispos sobre a Família, reunião magna de bispos e cardeais que não deixará a Igreja…
A Igreja Católica não sabe acolher bem as pessoas. Foi esta a mensagem transmitida na sexta-feira pelo cardeal patriarca no Sínodo dos Bispos sobre a Família que está a decorrer em Roma. Manuel Clemente lembrou as queixas frequentes das pessoas que procuram as instituições religiosas e lembrou que a Igreja não pode funcionar da mesma…
Conspiração, lóbi, pressão mediática. São estas as palavras que estão a marcar o Sínodo dos Bispos sobre a Família, que começou no domingo em Roma, e que provam que o ambiente que se vive dentro da reunião é de alta tensão.
Para o patriarca de Lisboa, o Papa Francisco “mudou a maneira de viver da Igreja” ao consultar os fiéis de todo o mundo sobre os problemas e desafios da família antes de pôr os bispos a debatê-los. É este novo modelo de participação, em que os crentes são chamados à reflexão, que Manuel Clemente quer…
O sínodo dos bispos sobre a família, convocado pelo papa Francisco, aprovou hoje um relatório final, sem que tenha sido alcançado um acordo em relação aos casos de divórcio e aos homossexuais.
A mensagem de encerramento do sínodo dos bispos católicos, que hoje termina, afirma que “Cristo quis que a sua Igreja seja uma casa com porta sempre aberta, recebendo a todos sem excluir ninguém”.
Uma semana depois do arranque do Sínodo dos Bispos sobre a Família, o patriarca de Lisboa resume o rumo do debate a uma frase dita no encontro: «Tudo se há-de fazer para que a Igreja não passe de ‘hospital de campanha’ a ‘morgue’ em que se multiplicam as autópsias de matrimónios defuntos». Depois do polémico…