Segundo sismo a atingir a zona de Faial da Terra em cinco dias.
No âmbito deste simulacro, a ação “desenrola-se durante um minuto, no qual os participantes, a título individual ou coletivo são convidados a executar os gestos de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar”.
Abalo foi registado às 4h12 locais (5h12, em Lisboa).
De acordo com o Civisa, o sismo foi registado às 10h35 locais (11h35 em Lisboa) e teve epicentro a cerca de quatro quilómetros a sul-sudoeste (SSW) de Salão, ilha do Faial.
O abalo teve epicentro a 30 quilómetros da localidade, tendo sido sentido com fraca intensidade nos concelhos de Setúbal e Sines.
“De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli Modificada) em Santa Bárbara (concelho de Angra do Heroísmo)”, indicou o CIVISA.
“Até ao momento foram registadas quatro réplicas de pequena magnitude, não tendo nenhuma delas sido sentida pela população”, refere o IPMA, em comunicado.
Presidente da República disse que “até ao momento, não há conhecimento de danos pessoais ou patrimoniais”.
“Apelamos à população para que mantenha a serenidade e siga as recomendações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil “, diz a nota.
Epicentro foi registado a 60 km a oeste de Sines.
De acordo com o CIVISA, o sismo foi registado às 07h09 locais (08h09, em Lisboa), com o picentro a cerca de quatro quilómetros a este da Serreta.
Foi também registado, na manhã deste domingo, um sismo de magnitude 3,4 no Algarve.
Já foi emitido o alerta de tsunami.
De acordo com o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), numa nota, o abalo foi registado às 11h35 locais (12h45, em Lisboa), com o epicentro a cerca de quatro quilómetros a nordeste (NE) de Santa Bárbara.
CIVISA informa que o abalo foi registado às 12h20 locais (13h20, em Lisboa), com o epicentro a cerca de quatro quilómetros a nordeste de Santa Bárbara.
De acordo com o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o sismo acontece na sequência da crise sismovulcânica em curso.
Epicentro localizado a 12 quilómetros da vila alentejana.
Sismo teve epicentro a cerca de um quilómetro a noroeste de Serreta, na ilha Terceira.