O aviso termina por isso às 23h59 desta sexta-feira.
As temperaturas subirão a partir desta quinta-feira e o perigo de incêndio rural agravar-se-á, como explica ao i Pedro Sousa, meteorologista do IPMA.
Segundo a previsão meteorológica dos próximos dias, as temperaturas vão voltar a subir, no momento em que Portugal continental continua na fase crítica dos incêndios.
A situação de alerta termina no final de agosto.
Sublinhe-se que hoje há mais de 80 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Coimbra, Viseu, Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Faro que estão sob perigo máximo de incêndio rural.
A decisão foi tomada com a palavra de vários ministérios e do presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Prevê-se uma alteração favorável do quadro meterológico.
A situação será reavaliada nesse dia.
As temperaturas elevadas e o vento forte estão a dificultar o combate ao fogo. Estão empenhados no local, segundo o site da Proteção Civil, pelas 18h13, 181 bombeiros, apoiados por 52 veículos e dois meios aéreos.
Este prolongamento não altera, no entanto, qualquer medida atual em vigor.
As medidas atualmente em vigor “mantém-se inalteradas”.
As medidas atuais mantém-se em vigor, entre as quais o uso obrigatório de máscara em espaços interiores públicos, serviços de saúde e transportes.
Recorde-se que a situação de alerta – nivel mais baixo de resposta a situações de catástrofes da Lei de Base da Proteção Civil – acabava na próxima terça-feira.
Note-se que a situação de alerta, nível mais baixo de resposta a situações de catástrofes da Lei de Base da Proteção Civil, terminava na próxima segunda-feira.
Governo indica que esta declaração “decorre da necessidade de adotar medidas preventivas e especiais de reação face ao risco de incêndio previsto pelo IPMA em muitos dos concelhos do continente nos próximos dias”.
Os 14 distritos que estão sob este aviso são: Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu.
O incêndio em pleno Parque Natural da Peneda Gerês já devastou uma área considerável. Nevoeiro, diferentes tipos de exposição ao vento e problemas no acesso a determinados pontos estão a dificultar o combate. Ministério da Administração Interna já determinou a abertura de inquérito, mas a investigação à queda do Canadair, no sábado, ficará a cargo de…
Cinco dos cerca de 140 incêndios que deflagraram esta quinta-feira mantiveram-se em curso durante a noite, nas localidades Alijó, Sernancelhe, Sabugal, Fundão e Moncorvo.
Governo declarou situação de alerta devido ao elevado risco de incêndio. Medida entra em vigor a partir das 20 horas.
Governo declarou ainda Situação de Alerta para esta segunda e terça-feira devido ao elevado risco de incêndio.