O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais disse no parlamento que a Autoridade Tributária recebeu hoje a lista dos 611 contribuintes portugueses que, alegadamente, abriram contas no banco HSBC na Suíça para fugir ao fisco.
O presidente executivo do HSBC, Stuart Gulliver, que anunciou a intenção de reformar este banco privado britânico atingido por um escândalo, manteve milhões de dólares numa conta da Suíça, referiu o diário britânico The Guardian na sua edição de domingo.
O gigante bancário HSBC colocou anúncios de página inteira em jornais britânicos de hoje para se desculpar sobre alegações de que ajudou clientes na Suíça, através do seu ‘private bank’, a fugir ao fisco em milhões de euros.
A Autoridade Tributária solicitou ao Consórcio da Investigação ‘Swissleaks’ que envie a lista dos 611 portugueses que, alegadamente, abriram contas no banco HSBC na Suíça para fugir ao fisco, para cruzar informação com outros elementos de que já dispõe.
O informático franco-italiano Hervé Falciani, que esteve na origem das revelações do escândalo de evasão fiscal na filial suíça do HSBC, garante, citado pelo jornal francês Le Parisien, que os jornalistas só tiveram acesso à “ponta do icebergue”.