A importância geoestratégica e económica do Mar do Sul da China fazem com que a região seja mais um dos pontos em disputa entre os Estados Unidos e a China, as duas principais superpotências atuais
China e Taiwan estão separadas desde 1949, altura em que a China se tornou comunista após uma guerra civil
A visita acontece num momento de tensões entre a China e aliados importantes dos EUA na Ásia: Japão, Filipinas e Taiwan
Foram também detetados 23 aviões de guerra chineses.
Lai tomou posse como presidente de Taiwan dia 20 deste mês, sob o olhar atento da China.
O terramoto, de magnitude 7,4, também provocou mais de 1.100 feridos, de acordo com o balanço oficial.
Sismo ocorreu pelas 09h00 (01h00, em Lisboa), com o epicentro a ser registado perto de Hualien, a uma profundidade de 15,5 quilómetros.
As pretensões da China em relação ao Mar do Sul não são segredo. Os filipinos alegam que um navio que seguia em missão militar de rotina foi ‘atacado e bloqueado’. As relações sino-americanas podem degradar-se.
Lai Ching-te, do Partido Democrático Progressista, será o novo Presidente de Taiwan. Pequim admitiu utilizar ‘todos os meios necessários’ para evitar a independência e falou numa escolha entre a ‘guerra e a paz’.
A Frente Unida procura reunir as forças sociais que apoiam o PCC e a sua liderança, tanto na China como no estrangeiro
Taiwan elegeu, este sábado, Lai Ching-te, um candidato anti-Pequim, nas eleições presidenciais desta ilha atónoma.
William Lai Ching-te, de 64 anos, é considerado, por Pequim, como um “sério perigo”, pelas posições do seu partido, que defende a independência de Taiwan.
Pequim, que reivindica Taiwan como parte de território chinês, admite recorrer à força se necessário
Da guerra na Ucrânia ao risco de uma escalada do conflito no Médio Oriente entre Israel e Hamas ou à sempre delicada situação de Taiwan e às tensões no Mar Vermelho, o Ano Novo herda muitas incógnitas.
Mais de 100 pessoas foram hospitalizadas.
Sublinhando ainda que 40 dos aviões chineses atravessaram a linha mediana do Estreito de Taiwan, uma zona de demarcação não oficial entre a China e Taiwan.
Até ao momento, mais de 200 voos domésticos foram cancelados enquanto escolas e escritórios foram encerrados no sul e no leste da ilha.
A China considera Taiwan uma das suas províncias e não exlclui o eventual uso da força militar para conseguir a reunificação.
O tráfego aéreo foi interrompido durante aproximadamente meia hora enquanto dezenas de soldados lutavam contra “inimigos” que chegavam em helicópteros de ataque à pista do aeroporto.