O debate que antecedeu a votação ficou marcado pela conhecida divisão entre esquerda e direita nesta matéria
Grupo alemão precisa da empresa portuguesa para crescer no setor e se compra falhar torna o objetivo mais difícil de concretizar. Especialistas analisam outros cenários e riscos.
A resolução estabelece que o processo de privatização terá quatro etapas: pré-qualificação, com duração máxima de 60 dias; propostas não vinculativas, com prazo até 90 dias; propostas vinculativas, também com prazo até 90 dias; e eventual negociação
Neste período, a empresa transportou um total de oito milhões de passageiros.
Os detalhes da venda de 49,9% do capital da TAP continuam no segredo dos deuses. Potenciais interessados mantêm-se no terreno à espera do caderno de encargos… que deverá ser conhecido nos próximos dias.
Chefe de Estado tinha vetado proposta do Executivo de Costa em outubro de 2023.
Suspeita-se que 1.500 voos europeus são afetados, anualmente, pelos fumes, ou maus cheiros, que tem levado tripulações e passageiros aos hospitais, bem como aviões desviados da sua rota. Há quem diga que alguns pilotos já ficaram incapacitados de renovar a licença de trabalho.
Valor de mercado será base da oferta dos interessados na aquisição dos 49,9% do capital da TAP. Governo tem avaliações atualizadas mas só serão divulgadas após apresentação de propostas de compra.
Quem diria que os problemas relacionados com a gestão de uma companhia aérea seriam acompanhados pelo público como se de uma novela se tratasse. Foi assim porque a TAP já queimou muitos políticos.
Especialistas ouvidos pelo i dizem que vender esta percentagem mantém o risco de a empresa continuar a ser “ingovernável, mal gerida e presa a uma relação tóxica com o seu acionista maioritário”.
O Tribunal Constitucional rejeitou um recurso da TAP que contestava a legalidade de um acórdão do Supremo Tribunal de Justiça que deu razão aos Comissários de Bordo. Dezoito trabalhadores deverão receber um total de 300 mil euros mas a decisão abre caminho a desfechos semelhantes em vários processos que reúnem centenas de tripulantes.
Lisboa precisa de um hub e o hub precisa da TAP. Já o resto do país não precisa do hub, mas precisa de uma TAP eficiente, gerida por quem sabe da poda e que não seja um peso para os contribuintes
Injeções de capital, privatizações, nacionalizações e novas tentativas de venda marcam a história da TAP nos últimos anos. Para já, agora aguarda pelo próximo capítulo: alienar 49,9% da transportadora numa primeira fase, mas Governo quer mais para responder ao ‘poço sem fundo’.
Ao privatizar parte minoritária do capital, o Governo abre compromisso com posterior privatização a 100%?
Chefe de Estado afasta hipótese de que Governo venha a alienar mais capital da transportadora aérea.
Numa primeira fase, será privatizado 49,9% do capital da companhia aérea, através do modelo de venda direto, reservando até 5% para os trabalhadores. Partidos reagem entre quem concorda e quem lamenta