O agora Chefe do Estado-Maior abandonou o cargo há um ano e, agora, os portugueses já podem andar sem máscara.
Após ter o maior Governo de sempre, Costa quer uma concentração do poder em figuras fortes do PS e admite a reinstalação dos serviços dos ministérios no edifício da CGD. O politólogo José Adelino Maltez diz que Portugal não precisa de mais que 12 ministros para ter Executivo “enxuto”.
Os centros de vacinação vão administrar exclusivamente doses contra a covid-19 apenas em crianças nos dias estipulados pela DGS e pelo Núcleo de Coordenação do Plano de vacinação contra a covid-19.
Apelo é dirigido a todos aqueles que recuperaram da covid-19 há pelo menos três meses.
De sublinhar que ter 85% da população vacinada é um dos objetivos do Governo para avançar para a terceira e última fase do plano de desconfinamento
Relatório revela que todas as pessoas com mais de 65 anos já completaram a vacinação.
Vice-almirante mostra-se satisfeito com taxa de vacinação.
Task-force sublinha que vacinas são “seguras e eficazes”.
A transferência deve-se à suspensão temporária devido a “uma alegada falha na cadeia de frio”.
Mandato da Task Force para a testagem renovado por seis meses, com efeitos desde 1 de setembro.
Os utentes que foram vacinados nos dias 02, 03 e 04 de setembro “serão contactados pelas entidades de saúde, nos próximos dias” para serem monitorizados os efeitos das vacinas inoculadas.
Tudo indica que neste fim de semana será atingido o patamar de 85% da população com pelo menos uma dose inoculada. Já a marca dos 85% com a vacinação completa será traçada até ao fim deste mês, apontou o coordenador da task-force.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Portugal está perto de alcançar os 85% da população com a primeira dose e os 75% com as duas, bem como já se notam as “percentagens altas [de vacinação] entre os 12 e os 18 anos”. Quanto ao encerramento dos centros de vacinação, nada ainda está decidido, afirmou.
Note-se que os recuperados esperavam seis meses para serem inoculados.
Utentes podem ser vacinados em qualquer centro de vacinação em Portugal Continental.
Caso se venha a provar a necessidade de uma terceira dose em “casos raros”, o “plano” é que estas venham a ser administradas já em centros de saúde.
Para usufruir desta modalidade é necessário pedir uma senha digital para o dia em que pretende ser vacinado. Apenas podem aderir utentes que não tenham a primeira dose da vacina agendada e que não tenham estado infetados nos últimos seis meses.
O coordenador da task-force disse que Portugal está com capacidade para administrar vacinas, mas precisa que “a população também colabore comparecendo nos centros de vacinação”. O vice-almirante indica que para os dois fins de semana “agendaram-se cerca de 150 mil jovens, num universo de 400 mil”.