Depois de um mandato de seis anos de Tiago Rodrigues, o Executivo escolheu Pedro Penim para liderar por três anos o Teatro Nacional D. Maria II.
Depois de uma pausa causada pela pandemia, o Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, começou já a trabalhar para o regresso à normalidade. Ao edifício do Rossio têm já nas últimas duas semanas voltado os trabalhadores do teatro. No palco da Sala Garrett, vêm já decorrendo os ensaios necessários para que em setembro, em…
Teatro Nacional D. Maria II lançou a iniciativa D. Maria II em casa, com duas estreias por semana. A primeira é já neste sábado.
Aos 42 anos, o diretor artístico do Teatro Nacional Dona Maria II é um dos mais celebrados artistas portugueses, dentro e fora do país.
No âmbito do festival Lisboa na Rua, o Teatro Nacional D. Maria II abre a sua nova temporada com dois dias de entrada livre (hoje e amanhã)
No ciclo “Portugal em Vias de Extinção”, João Pedro Mamede leva à Sala Estúdio do D. Maria II o texto de Davide Carnevali
Anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Cultura na apresentação da programação do teatro para a próxima temporada, que abre com “Lear”, a partir Shakespeare.
A partir de hoje, no Teatro Nacional D. Maria II, a música deixa cair o seu espelho frente à última tragédia de Eurípides, “Bacantes”, e em vez de aprisioná-la oferece outros sentidos a este clássico, com o qual o dramaturgo buscou redimir-se face ao deus do teatro, Dioniso
Uma oferta bem acima da procura é o resultado da forma como o meio editorial prossegue a sua fuga para a frente na tentiva de contornar a crise económica e o escasso número de leitores
Resistir é a palavra de ordem. Resistir ao preconceito, ao paternalismo, à condescendência. Resistir a viver em caixinhas de fichas. E subir ao palco. É isso que faz, há 30 anos, o projeto Crinabel Teatro, que hoje estreia “Uma Menina Está Perdida No Seu Século à Procura do Pai”. Um espetáculo criado a partir do…
Salvem-se os treinadores de bancada. Se é gente, por norma, rude, modos brutos para maldizer, também é gente de impulso, que diz quase sempre sem saber, ainda que diga espontaneamente. O mesmo não se pode dizer da crítica, aquela de camarote, sempre abraçada, em busca constante, à palavra construtiva. Se a crítica tivesse sido, desde…
Em fevereiro, o D. Maria II vira o albergue da companhia as Comédias do Minho. Os Doze Pares de França é o espetáculo central da Ocupação Minhota.
O fascínio pelo teatro começou ainda em criança, ao ver revista à portuguesa no Parque Mayer com a ama. A tradição manteve-se até à adolescência, altura em que entrou para o grupo de teatro do liceu da Amadora, onde cresceu. Mais tarde ponderou ser jornalista como o pai, mas percebeu que mais do que relatar…
O fascínio pelo teatro começou ainda em criança, ao ver revista à portuguesa no Parque Mayer com a ama. A tradição manteve-se até à adolescência, altura em que entrou para o grupo de teatro do liceu da Amadora, onde cresceu. Mais tarde ponderou ser jornalista como o pai, mas percebeu que mais do que relatar…
O diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II (TNDM), em Lisboa, Tiago Rodrigues, ambiciona aumentar o público da sala do Rossio e levar em digressão pelo país as peças apresentadas na capital portuguesa.
Luigi Pirandello serve de padrinho a uma ficção que quer brincar com as ficções e onde Albano Jerónimo aproveita uma morte falsa para procurar uma vida de mentira que possa ser mais verdadeira.
É corajoso mas tem o nariz muito grande. É inteligente mas fica feio com aquele nariz enorme. É sensível e escreve bonitos poemas mas o tamanho daquele nariz não faz sentido. E, tratando-se de Cyrano de Bergerac, em cena no Teatro Nacional D.Maria II até 1 de Março, a lenga-lenga podia continuar.
O PSD Lisboa não poupa críticas a Barreto Xavier. O líder da concelhia social-democrata, Mauro Xavier, diz que o partido está “profundamente chocado” com as escolhas do secretário de Estado da Cultura para dirigir o Teatro Nacional D. Maria II.
A peça “Otelo”, de William Shakespeare, abre na quinta-feira a temporada do Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) que projecta apresentar cerca de 25 títulos até Julho de 2015, além de diversas actividades paralelas.