Teatro



  • De Bach do lixo

    Adistância que vai do Aterro Metropolitano de Gramacho, no Rio de Janeiro, ao palco do Teatro Maria Matos, em Lisboa, é difícil de calcular. E talvez haja apenas uma maneira de fazer a ligação directa – o espectáculo Tauberbach, uma coreografia de Alain Platel com a companhia les ballets C de la B que pode…

    De Bach do lixo

  • Estrangeiros ali, estrangeiros aqui

    Uma açoriana que só em adulta percebe qual é o cheiro de bosta de vaca pode parecer uma contradição tendo em conta a população bovina do arquipélago, mas foi o que aconteceu a Zita Almeida quando saiu do avião nos Açores. Cresceu longe das ilhas, do outro lado do Atlântico onde tem toda a família,…

    Estrangeiros ali, estrangeiros aqui

  • Fernanda Lapa: ‘Ainda sonho mais com o futuro do que com o passado’

    Subiu ao palco pela primeira vez em 1963, com um texto de Almada Negreiros, que lhe atribuiu 20 valores pelo seu desempenho. Dez anos mais tarde estreou-se como encenadora exactamente com a mesma peça, tornando-se uma das primeiras mulheres a encenar em Portugal. Defensora da igualdade entre homens e mulheres, em 1995 fundou a Escola…

    Fernanda Lapa: ‘Ainda sonho mais com o futuro do que com o passado’

  • Chefe Rui Paula sobe ao palco

    A partir de Janeiro, o Teatro Nacional São João e o Teatro Carlos Alberto aliam as propostas culturais às sugestões gastronómicas e enológicas assinadas pelo chefe Rui Paula.

    Chefe Rui Paula sobe ao palco

  • Cultura dá um ar da sua graça

    SEC tem mais dotação orçamental e abre concursos de apoio às artes. Umberto Eco, Panda Bear ou Tiago Rodrigues vão marcar 2015.

    Cultura dá um ar da sua graça

  • Tornar o virtual real

    Estamos numa sala de teatro, mas podíamos estar no sofá, de tablet na mão, a deslizar páginas com o dedo indicador enquanto assimilamos informação infinita. “O teatro tem de mostrar a nossa vida”, diz João Lourenço, encenador de Amor e Informação, em cena até Fevereiro no Teatro Aberto, em Lisboa. Foi por isso, acrescenta, que…

    Tornar o virtual real

  • Atlas: 100 profissionais que carregam o mundo às costas

    Eva Bastos tem 26 anos e especializou-se em design de calçado. Apesar de esta ser uma das indústrias nacionais mais prósperas, trabalha em condições precárias. Por esse motivo, e apesar da timidez, esta recém-licenciada sobe ao palco do Teatro do Rivoli no dia 20 de Dezembro. Faz parte do elenco de ATLAS, que estreia na…

    Atlas: 100 profissionais que  carregam o mundo às costas

  • Quebra-Nozes quebra-cabeças

    Neste ano, o clássico de Natal da Companhia Nacional de Bailado tem pouco, ou nada, de clássico.

    Quebra-Nozes quebra-cabeças

  • O palco como confessionário

    Foi um rapaz de pés descalços numa aldeia remota no Bangladesh que indicou o caminho a Akram Khan na criação de DESH, que sobe hoje e amanhã ao palco do CCB. “Tinha os pés no chão, calções e tronco nu e e, enquanto eu o filmava com o telefone, olhava para mim, confiante, como se…

    O palco como confessionário

  • Fruta ou chocolate

    No Porto há cinema a rodos. Há a saudar a edição de estreia do Porto/Post/Doc, uma espécie de Doclisboa (não por acaso, alguns dos 52 filmes a projectar até dia 13 foram mostrados na capital). Rivoli, Passos Manuel e Maus Hábitos são os espaços que acolhem o “laboratório do real” que este festival de documentário…

    Fruta ou chocolate

  • Este não é só um diálogo de Verão

    O cenário é idílico, um jardim num dia de Verão. Um homem e uma mulher parecem usufruir da tarde. Mas nem tudo o que parece é. De súbito os pássaros calam-se e o silêncio impõe-se. Começa então um diálogo entre ambos. Se de início parece fácil e fresco, apenas um diálogo de Verão, sobre o…

    Este não é só um diálogo de Verão

  • Um longo adeus a Tim Etchell

    Tim Etchells está de partida, depois de ter sido, em 2014, o Artista na Cidade. A despedida é feita em grande, durante uma semana. 

    Um longo adeus a Tim Etchell

  • Vá aos teatros com o cartão MARIA&LUIS

    O cartão MARIA&LUIZ  é uma iniciativa dos teatros Maria Matos e São Luiz, dirigida ao público entre os 30 e 65 anos. Tem o custo de 10€ e dá acesso aos dois teatros e a bilhetes a metade do preço, sendo válido durante um ano a partir do momento de compra.

    Vá aos teatros com o cartão MARIA&LUIS

  • Tiago Rodrigues estreia By Heart no Teatro da Bastilha

    A vida está correr bem a Tiago Rodrigues. Considerado um dos mais interessantes encenadores a trabalhar actualmente em Portugal, foi nomeado, na semana passada, director artístico do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa. E hoje estreia, no prestigiado Teatro da Bastilha, em Paris, a sua mais recente peça, By Heart.

    Tiago Rodrigues estreia By Heart no Teatro da Bastilha

  • Em dose dupla

    Em palco, contam-se episódios que se cruzam como auto-estradas de informação, com temas que vão desde a corriqueira vida doméstica aos “reinos mais abstractos e filosóficos do romance, da moralidade, da mortalidade”. Entre 24 e 27 de Outubro, a Companhia Maior regressa ao palco do CCB, com O Melhor e o Mais Rápido, o Pior…

    Em dose dupla

  • O monólogo do corpo

    Aos 27 anos, Sara Carinhas já não é uma desconhecida no mundo do teatro. Nascida no seio de uma família ligada às artes – o pai é o actor e encenador Nuno Carinhas, director artístico do Teatro Nacional São João, e a mãe a bailarina e coreógrafa Olga Roriz -, teve a primeira experiência como…

    O monólogo do corpo

  • As três mulheres de Agustina

    É uma das grandes autoras da língua portuguesa. E teve esta semana a sua obra debatida num congresso internacional promovido pelo Círculo Literário Agustina Bessa-Luís na Gulbenkian. Foi aí que se estreou a ópera Três Mulheres com Máscara de Ferro, a partir de um texto inédito da autora (agora editado pela Babel), e que sobe…

    As três mulheres de Agustina

  • Um clássico (pouco) lamechas

    Cyrano de Bergerac é um dos raros casos no universo do teatro clássico em que a personagem suplantou o autor, sendo até aos dias de hoje muito mais conhecida do que quem lhe deu vida. “É como o Pinóquio”, compara o encenador Bruno Bravo, da companhia Primeiros Sintomas, que até ao dia 12 leva à…

    Um clássico (pouco) lamechas