A Telecom Italia está a estudar lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a brasileira Oi, que está em processo de fusão com a Portugal Telecom.
Os votos de 98,25% do capital accionista da PT foram favoráveis aos novos termos da fusão com a Oi. Apenas 1,75% dos accionistas votou contra, na assembleia-geral que decorreu hoje em Lisboa.
Os smartphones continuam a estar no topo das preferências dos consumidores portugueses. De acordo com o estudo Barómetro de Telecomunicações da Marktest, mais de 4 milhões de portugueses utilizam estes dispositivos.
A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) disse hoje que tem recebido “um número relevante de reclamações” sobre situações de dupla facturação no sector das telecomunicações, decorrentes de contratos com operadores diferentes.
No segundo trimestre do ano a Oi registou prejuízos de 72,5 milhões de euros, um resultado explicado pela queda do EBIT e EBITDA – resultados antes de juros, impostos e amortizações – em cerca de 800 milhões.
Nos três primeiros meses do ano o regulador do sector das telecomunicações recebeu 17.427 reclamações, um aumento de 18,6% em comparação ao período homólogo.
Os preços do ‘roaming’ vão baixar mais de 50% a partir de terça-feira na União Europeia, mas a Comissão espera que os Estados-membros tomem medidas para eliminar totalmente esses encargos até ao final do ano.
As operadoras têm 90 dias para adequarem os seus suportes de comunicação, procedimentos e documentos contratuais às novas condições estabelecidas pela Anacom.
Caso esteja a pensar viajar para outro país da União Europeia a partir de dia 1 Julho a factura do telemóvel vai ficar mais leve.
De Janeiro a Março as operadoras encaixaram 457 milhões de euros com o serviço móvel, o que representa um decréscimo de 11,7% face ao período homólogo.
A entidade reguladora do sector, a Anacom, criou um centro de reporte de falhas de serviços de telecomunicações, ao qual os operadores deverão notificar todas as violações de segurança ou perdas de integridade das redes.
Nos pacotes de televisão por subscrição, a NOS continua líder do mercado, mas está a perder quota. A Meo e a Vodafone cresceram.
O investimento publicitário do sector de serviços e equipamentos de comunicação aumentou 9,2% no primeiro trimestre deste ano para 116 milhões de euros, segundo um estudo da Carat para o SOL, com valores a preços de tabela.