Tiago Brandão Rodrigues afirma que as escolas portuguesas estão preparadas para receber alunos refugiados (tendo algumas delas aulas de ucraniano).
Há cinco anos consecutivos que o abandono escolar tem vindo a decrescer em Portugal.
Mais de 100 mil docentes e não docentes vacinados em quatro dias. Metade dos alunos já tem primeira dose. Testes avançam nas escolas.
Fenprof lamenta ‘a inqualificável atitude antidemocrática e de afronta à lei de Tiago Brandão Rodrigues’.
Para o governante, a vacinação das crianças do primeiro e segundo ciclos poderá modificar o protocolo de contenção contra o vírus, tornando-se igual àquele que é aplicado para o “resto da sociedade, nomeadamente, das crianças e jovens do terceiro ciclo e do ensino secundário”.
Mesmo com a ‘luz verde’ do regulador europeu quanto a administração da vacina contra a covid-19 em crianças dos cinco aos onze anos, a Direção-Geral da Saúde está a aguardar pelo parecer da comissão técnica de vacinação para saber se deve avançar ou não com a administração desta vacina.
Tiago Brandão Rodrigues frisou que “as escolas foram tradicionalmente, ao longo deste tempo, lugares seguros”, mas que “agora, com a vacinação dos mais jovens, temos ainda outra camada de proteção”.
Marcelo, Ferro Rodrigues e António Costa conversaram para definir as regras da representação portuguesa nos jogos do Euro2020.
O primeiro-ministro recorreu ao Twitter para mostrar a sua posição acerca do assunto que está a destabilizar a ordem do futebol europeu.
Gouveia e Melo realçou o facto de que esta vacinação em massa ter sido organizada num espaço de uma semana e meia é “um indicador de sucesso”, ainda que tenha apontado algumas falhas que serviram de exemplo.
“Quem mais tem a perder, se as coisas não correrem como se deseja, são as crianças e os jovens”, considera Tiago Brandão Rodrigues.
Informação foi confirmada pelo ministro da Educação, que remeteu para a task force mais informação sobre o processo.
A visita tem lugar no primeiro dia do plano de desconfinamento.
A primeira fase vai realizar-se em julho e a segunda em setembro.
Aulas online recomeçaram esta segunda-feira. Tiago Brandão Rodrigues sublinhou que nada substitui o ensino presencial.
Brandão Rodrigues deixou recado a colégios que defendem ensino à distância durante estes 15 dias de encerramento.
“O ensino presencial tem que continua a acontecer”, defendeu Brandão Rodrigues.
O ministro da educação afirmou que “muitos destes professores estão a voltar às escolas”.
Partido quer ouvir ministro sobre início do ano letivo.