É a semana maior para os católicos do oriente ao ocidente. Em Portugal celebra-se com ritos e tradições diferentes em vários pontos do país. A adesão à tradição num ano em que se retomam os ritos depois de dois anos de pandemia será também um teste ao efeito que o estudo sobre os abusos sexuais na Igreja teve na fé…
Enquanto os cristãos celebram o nascimento de Jesus a 25 de dezembro, as outras religiões não têm motivos para comemorar nesta altura do ano. Como vivem o Natal os muçulmanos, taoistas, hindus e judeus? E têm alguma festa religiosa equivalente?
O Nascer do SOL quis saber como será o Natal dos mais velhos e que diferenças notam em relação ao ano anterior. Voltámos a falar com as mesmas personalidades do ano passado que nos deixam os seus testemunhos. Entre esperança e preocupação, esta época volta a ser passada em família, sempre com cuidados redobrados.
Dependendo da época, tanto podiam ficar instalados em acampamentos como em hotéis de luxo. Mas sempre em grande estilo, com muita bagagem e um séquito de acompanhantes. Assim viajavam os reis de Portugal: umas vezes em missões diplomáticas, outras vezes para se cultivarem, outras ainda por puro recreio.
A Procissão da Ressurreição decorrerá este Domingo de Páscoa, na Serra da Estrela, Vila de São Romão, da Serra da Estrela, numa terra histórica recebeu carta de povoamento dos Condes D. Henrique e D. Teresa, a 1 de agosto de 1106.
Cada país cumpre a sua tradição na hora de assinalar a passagem para um novo ano. Umas mais supersticiosas que outras, e outras completamente ridículas.
Cada país cumpre a sua tradição na hora de assinalar a passagem para um novo ano. Umas mais supersticiosas que outras, e outras completamente ridículas.
Da Guatemala à Ucrânia, passando até por paragens pouco cristãs como o Japão, o Natal celebra-se com gestos e rituais muito estranhos. Aqui fica uma pequena selecção sugerida pelo blogue Strambotic, alojado no jornal online espanhol Público, um top 5 das muitas tradições exóticas que celebram o nascimento de Cristo: