Em comunicado, divulgado esta quinta-feira, a SEF informa que as vítimas foram identificadas na sequência de uma operação internacional contra redes de tráfico de pessoas, que decorreu entre os dias 8 e 15 de maio.
O arguido levou 12 trabalhadores para explorações agrícolas em Espanha, entre 2011 e 2016, deixando-as em “condições degradantes”.
O anúncio foi feito pelo próprio Presidente da República, em Belém
Foram ainda apreendidos, na sequência da detenção, um telemóvel, cinco passaportes e documentação relacionada com a prática dos crimes.
Trinta e cinco pessoas foram detidas na manhã de ontem numa megaoperação da PJ em Cuba, no distrito de Beja. Em causa estão crimes de tráfico humano. O i falou com moradores e comerciantes que revelaram cenários violentos e de precariedade. População acredita que se trata de uma rede de máfia.
Vítimas eram atraídas com a promessa de melhores condições de vida e de trabalho em Portugal.
Milhares de timorenses procuraram Portugal como destino de imigração.
Estrangeiros disseram que lhes tinha sido garantida inscrição na Federação Portuguesa de Futebol e que iriam competir no campeonato da primeira divisão distrital.
Inquérito encontra-se em fase de investigação. Catalin Schitco, estudante universitário que fez a denúncia ao i, diz estar “surpreendido com a forma rápida como tudo se disseminou”.
Portugal já concedeu 28 437 pedidos de proteção temporária a cidadãos que fugiram da Ucrânia, 35% crianças e jovens menores de idade.
Uma sessão no Fórum Lisboa alertou para os perigos de rapto entre os refugiados, numa altura em que outros países reportam tentativas de enviar mulheres para redes de tráfico humano.
Numa investigação levada a cabo pela polícia norte-americana quanto a um crime de tráfico humano, foi descoberto que Rutledge Deas IV fazia-se passar por “um homem mais jovem com necessidades especiais” quando contratava ‘babysitters’.
O cidadão estava a ser procurado pelas autoridades italianas.
Temperatura dentro do contentor do camião rondava os 25 graus negativos.
Os menores encontravam-se sozinhos no aeroporto e um deles apresentava-se visivelmente debilitado, com problemas nos membros inferiores, o que chamou à atenção das autoridades e os fez intercetar os jovens.
Os imigrantes chegavam a Portugal de autocarro, vindos do leste europeu. Eram levados até Coimbra e Torres Vedras, onde trabalhavam em condições indignas e, em alguns casos, sem qualquer tipo de remuneração.
Entre as mulheres salvas encontravam-se 17 crianças.
Vítimas eram “trazidas para Portugal com a falsa promessa de trabalharem em explorações agrícolas, muito bem remuneradas”
As vítimas eram submetidas a trabalhos agrícolas