Para as ilhas das Flores e do Corvo o IPMA tinha emitido um aviso amarelo que estará ativo entre as 02h00 locais (03h00 em Lisboa) e as 11h00 de sexta-feira, e que foi hoje alargado às ilhas dos grupos Oriental e Central.
Aviso amarelo estará em vigor entre as 12h00 e as 21h00 de hoje.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registou também um total 3.800 raios com direção ao solo.
Numa nota divulgada este domingo, o IPMA refere que o alerta laranja foi ativado nos distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga.
Agravamento prolonga-se até domingo, mas no sábado já chove menos.
Alerta está ativo entre as 12h00 e as 21h00 de hoje para os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado” e o amarelo quando há uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”
A chuva pode vir acompanhada de granizo e trovoada.
Alerta mantém-se até sábado.
Primeiras chuvas podem provocar “inundações urbanas”.
O IPMA emitiu também um aviso amarelo para 11 outros distritos portugueses devido à previsão de aguaceiros fortes e trovoada.
Está ainda prevista uma pequena descida da temperatura máxima.
São eles Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco e Portalegre vão estar sob aviso amarelo entre 12h00 e as 21h00 de hoje.
De acordo com o IPMA, nas horas de aviso naqueles dez distritos podem ocorrer aguaceiros, por vezes fortes, e que poderão ser ocasionalmente de granizo.
São eles Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real e Castelo Branco, com o aviso amarelo a estar ativo entre as 12h00 e as 21h00.
Aviso está em vigor entre as 12h00 e as 21h00 de hoje.
São eles Faro, Évora, Beja, Setúbal, Portalegre, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Aveiro, Viseu e Guarda.
As temperaturas mínimas vão variar entre os 6 graus em Bragança e os 17 em Faro. Já as máximas estarão entre os 21 na Guarda e os 30 em Lisboa e Santarém.