Já foi emitido o alerta de tsunami.
A ação de teste incluirá uma sessão pública de apresentação do Sistema de Aviso e Alerta de Tsunami no Estuário do Tejo.
Ondas podem atingir os cinco metros em praticamente todo o litoral ocidental.
Nem todos os sismos são mortíferos. No entanto, na História, foram muitos os que mataram milhares de pessoas, arrasaram cidades e deixaram milhões na miséria. Recordamos oito dos maiores sismos e tsunamis da humanidade.
Há planos de “reconstrução” para ajudar os residentes a regressar.
Em 2018, um tsunami na Indonésia há 4 anos, com 2.103 mortos e 4.612 feridos graves.
Um sismo de 6,8 de magnitude na escala de Ritcher atingiu este domingo o sudeste de Taiwan, tendo sido emitido pelo Japão um alerta de tsunami. O sismo ocorreu a uma profundidade de sete quilómetros, pelas 14h44 (7h44, em Lisboa), após um outro abalo de 6,4 que foi seguindo de múltiplas réplicas que teriam atingido…
A “ameaça de tsunami já passou” disse o Serviço de Alerta de Tsunami do Pacífico.
Um sismo de magnitude 7.3 na escala Richter foi registado na quarta-feira, na costa Nordeste do Japão, perto de Fukushima.
Não foram reportadas vítimas mortais.
O terramoto ocorreu a uma profundidade de 91 quilómetros, a cerca de 19 quilómetros a noroeste de Port-Orly, em Vanuatu.
Não há, até ao momento, informação de eventuais vítimas ou danos materiais.
Esteve em vigor um alerta de tsunami para toda a província de Miyagi, o mesmo local onde há 10 anos, em março de 2011, ocorreu um sismo e um tsunami, provocando mais de 15 mil mortos e seis mil feridos.
Depois do primeiro sismo, de magnitude 8,1, registaram-se duas réplicas de 7,4 e 6,9 na mesma região.
Um sismo de magnitude 6,1 abalou, esta quarta-feira, as Ilhas Loyalty, no Pacífico Sul.
Foi emitido um alerta de tsunami para várias regiões da América Central, como México, Guatemala, Honduras e El Salvador.
Emitido um alerta de tsunami na Jamaica, Ilhas Caimão e Cuba.