As novas regras de acesso às urgências forçam os utentes a ligar para linha SNS 24 ou arriscam-se a ficar à espera horas a fio. A inovação é que através da linha telefónica os doentes são encaminhados para os centros de saúde ou para consultas nos próprios hospitais em 48 horas
A decisão de João Carlos Furtado ocorre num contexto de desgaste crescente entre profissionais da urgência do São Francisco Xavier.
A medida foi anunciada pelo coordenador do grupo de trabalho que traçou o novo plano para as urgências de Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia, Alberto Caldas Afonso.
Presidentes da ULS começaram a ser avisados que a saída está para breve. Garcia da Orta já foi e outros estão na calha. Ministra culpa as administrações pelo caos nas urgências e quer fazer a remodelação até ao final do ano e retirar competências às ULS
A Direção Executiva do SNS pediu aos utentes para “ligarem sempre para a linha SNS24/SNS Grávida 808242424 antes de se dirigirem a um hospital”.
A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) apela à população para “ligar sempre para a Linha SOS Grávida [808 24 24 24] antes de se deslocar a um serviço de urgência de Ginecologia”.
Por todo o país, vários serviços de saúde apresentam condicionamentos.
No passado domingo, 11 urgências de obstetrícia estiveram encerradas, mais de metade destas na zona da grande Lisboa.
O objetivo desta infraestrutura, cujo o funcionamento será igual a outro centro que entrará em funcionamento no Hospital da Prelada, no Porto, é retirar utentes das urgências.
Na região de Lisboa e Vale do Tejo, ao longo dos próximos dias, estarão encerradas urgências de obstetrícia e pediatria nos hospitais São Bernardo (Setúbal), de Santarém, Garcia de Orta (Almada), Beatriz ngelo (Loures), Nossa Senhora do Rosário (Arco Ribeirinho) e Rainha Santa Isabel (Torres Novas)
No mapa, constam várias urgências com constrangimentos na próxima semana, estando ainda previstos condicionamentos nos serviços de pediatria e obstetrícia em diversos hospitais.
As grávidas, que entrem em trabalho de parto, devem ligar para a linha SNS Grávida (808 24 24 24) para saber qual o Serviço de Urgência da região para o qual se devem dirigir.
Este processo incide sobre a morte de um doente, de 57 anos, que faleceu no passado dia 17, cerca de sete horas depois de ter dado entrada no serviço de urgência do Hospital de Santa Luzia.
A publicação “Estatísticas da Saúde”, divulgada a propósito do Dia Mundial da Saúde, que se celebra no dia 7 de abril, dá conta de que nos hospitais públicos foram realizados 6,6 milhões de atendimentos em 2022, mais 20,1% relativamente ao ano anterior.
Até agora, os doentes tinham de pedir ao médico de família para passar certificado de incapacidade temporária.
Na região Norte, situação parece estar menos complicada.
Usamos e abusamos das urgências? Como sossegar os pais e o porquê de tanta angústia.
Esta sexta-feira, entre Leiria e o Algarve, apenas estão abertos três serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia
“Os médicos têm direito a não fazer mais do que aquelas horas extraordinárias na urgência”, afirmou o ministro da Saúde.