O homem é um europeu de 66 anos que chegou ao país vindo de África,
Os primeiros casos da variante, cuja designação técnica é B.1.640.2, encontrados em França foram reportados na localidade de Forcalquier, na região de Provença-Alpes-Costa Azul.
Dados de monitorização em tempo real apresentados esta terça-feira pelo INSA indicam que, tal com antecipado na semana passada pelos peritos, a variante Omicron já representa mais de 50% dos novos casos de covid-19 no país.
A Comissão Europeia apelou a que se debata a vacinação obrigatória e a Alemanha deverá seguir nesse sentido. A UE quer acelerar a vacinação de crianças entre os cinco e os onze anos.
Pediatria do Garcia da Orta tem 56 profissionais e doentes em isolamento após contacto com médico ligado à Belenenses SAD infetado com nova variante. Luís Amaro, presidente do conselho de administração, diz ao i que não havia alternativa a fechar. “Não podíamos correr o risco de ter esta situação a alastrar por todo o hospital”, defende.
“Caso seja de facto mais transmissível, vai dominar todo o mundo”, avisa Pedro Simas. Ao menos, “a atualização das vacinas é uma discussão que começa a ser feita”, nota Miguel Castanho
Operação envolve o INEM, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a PSP.
Este sábado, vários países confirmaram a existência de casos da nova variante da covid-19.
“Não tem havido o cuidado de se investir na saúde global, apesar dos apelos do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem insistido na necessidade da ajuda aos países que não têm dinheiro para comprar as vacinas”, lamentou Francisco George.
Trata-se de uma pessoa não vacinada e que esteve no Egito.
Vários países, incluindo o Reino Unido, Itália, Alemanha, França e Singapura decidiram suspender viagens da África do Sul e de vários países vizinhos para evitar a propagação da variante. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já se pronunciou em relação a estas medidas, considerando-as “precipitadas” e desnecessárias.
A OMS vai reunir-se esta sexta-feira com um grupo de especialistas para avaliar a gravidade da nova variante e brevemente irá partilhar as suas conclusões.
Para além da nova variante detetada na África do Sul ser uma preocupação, Portugal vai entrar numa fase em que vai “estar quase tudo contra nós” no que toca à pandemia, apontou a ministra da Saúde.
Neste momento, os laboratórios de análise e investigação da África do Sul e do Botsuana estão a descobrir mais sobre as caraterísticas da nova variante, que poderá apresentar “um elevado número de mutações na proteína ‘spike’ (usada pelo coronavírus para entrar nas células)”.
Sublinhagem espalhou-se em duas semanas por 42 concelhos.
Nova variante do novo coronavírus é uma subvariante da Delta.
A variante, detetada pela primeira vez na Índia, é dominante a 100% nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e Algarve. Não se detetaram novos casos da variante Lambda (C.37), associada ao Peru e Chile.
Governante defende a vacinação como principal arma no combate à propagação da variante Delta da covid-19.
Voltou a haver distanciamento social e máscaras na Austrália, após a covid-19 furar as fronteiras, com a variante delta a ser transmitida de forma “assustadoramente rápida”.