Ao que indicam as autoridades francesas, a vítima estaria a conduzir sem os documentos, tendo alegadamente tentado atropelar os agentes, que o tinham mandado parar na sequência de uma operação de trânsito. Mas um vídeo nas redes sociais e a imprensa francesa contam uma outra versão. Protestos decorrem em várias cidades.
Em causa está uma intervenção policial que aconteceu durante festejos ilegais na passagem de ano em Beja.
“Por favor” e “agentes, peço-vos”, homem implorou aos agentes para pararem. Cena foi filmada por testemunhas e gerou uma onda de protestos contra a violência policial no país.
Mãe da criança pediu ajuda para lidar com uma crise de ansiedade do filho.
Loewy Malkovich foi um dos 27 detidos durante a manifestação junto ao sindicato da polícia.
George Floyd foi morto por um polícia em maio e em agosto passado Jacob Blake foi atingido a tiro pela polícia, tendo ficado paralisado.
“Queremos mudanças!! Estou farto disto”, escreveu LeBron James nas redes sociais.
ASPP/PSP realça que “não são este tipo de mensagens que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa, mais livre e mais igual”.
Na imagem pode ver-se um elemento da polícia a cumprimentar uma criança, que fazia parte da manifestação. Na camisola do menino, pode ler-se “Justiça para Cláudia Simões. Fim da violência racista!”.
Os refugiados dirigiram-se à fronteira entre a Grécia e a Macedónia após rumores de que seria aberta, permitindo chegar ao norte da Europa
Na generalidade dos casos “a investigação não teve a exigência que aquele tipo de crimes exigiria”
Escalada de violência continua, há mais de uma semana, com mais manifestações, confrontos e detenções