Relatório diz que Banco de Portugal pôs em causa utilidade da supervisão e atuou de “forma burocrática”, acusando o regulador de ter tratamentos diferentes.
Nas respostas enviadas ao Parlamento não poupou críticas ao partido que um dia liderou, e acusou os deputados da comissão de querem fazer “enxovalhamento público” com o teor das mais de 90 perguntas a que teve de responder.
Ana Gomes também teceu críticas a Francisco Assis por ter saído em defesa de Vítor Constâncio.
Acho inacreditável que o senhor não se lembre dos 350 milhões que emprestou ao senhor Berardo”
Espanha apresenta Luis de Guindos, ministro da Economia, como candidato ao lugar de vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), atualmente ocupado por Vítor Constâncio. A Irlanda também está na corrida ao lugar para o qual terminam hoje as candidaturas.
O BCE considera que a recente valorização do euro, que “não reflete os fundamentais” da economia da moeda única e que as mudanças na política do banco central não serão “imediatas”. O presidente do Bundesbank defende que o programa de compra de ativos do BCE pode terminar já este ano.
Afinal, Vítor Constâncio irá responder, por escrito, aos deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão do Banif.
1.Vítor Constâncio é um caso na vida portuguesa. Fala com a gravidade dos homens de poder (e é-o de facto), mas no seu percurso pouco deixou de positivamente relevante. Alcançou a liderança do PS sem deixar qualquer marca – era ele o candidato dos socialistas nas legislativas que asseguraram, em 1987, a primeira maioria absoluta…
O vice-governador do Banco Central Europeu Vítor Constâncio recusou-se a responder perante os deputados da Comissão de Inquérito ao Banif, lê-se no site do Diário de Notícias.
Saiba quais os vencimentos da comissão executiva do Banco Central Europeu em 2014, ano em que a instituição reforçou os seus quadros com mais de 470 funcionários a tempo inteiro.