Um teste positivo à covid-19 obrigou João Almeida a desistir da Volta a Itália quando seguia no quarto lugar da geral.
Ciclista português encontrava-se em quarto lugar na classificação geral individual à entrada para a 18º etapa da Volta a Itália.
O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) foi ultrapassado na classificação geral pelo espanhol Mikel Landa. Santiago Buitrago Sanchez (Bahrain Victorious) venceu a 17ª etapa da Volta à Itália.
Jan Hirt foi o grande vencedor da 16.ª etapa da Volta a Itália. Na liderança da geral está ainda Richard Carapaz, com 44 segundos de vantagem sobre João Almeida, terceiro colocado.
O checo Jan Hirt venceu a 16.ª etapa do Giro, isolado, deixando o segundo lugar para Thymen Arensman, e o terceiro para Jai Hindley. Richard Carapaz foi quarto e manteve a liderança da classificação geral, onde João Almeida (oitavo na etapa) é terceiro, a 44 segundos do topo.
O ciclista eritreu que venceu a 10.ª etapa da Volta a Itália, e que se tornou no primeiro africano negro a vencer uma etapa numa das ‘grandes’ voltas, viu-se obrigado a desistir, depois de um acidente com uma garrafa de espumante.
Quando abriu a tradicional garrafa no pódio, a rolha saiu disparada a alta velocidade e acertou-lhe no olho esquerdo.
Eritreu tornou-se no primeiro africano negro a vencer uma etapa numa grande volta.
Décima etapa é hoje, entre Pescara e Jesi. Almeida é segundo classificado.
O ciclista português concluiu a prova em segundo lugar, a 13 segundos de distância do irlandês Dan Martin.