Número corresponde a mais de 90% dos eleitores inscritos para votar antecipadamente.
Entre os dias 20 e 23 de janeiro, inscreveram-se 397 cidadãos na modalidade de voto antecipado em confinamento decretado pelas autoridades de saúde devido à covid-19 e 12.721 cidadãos internados em estruturas residenciais para idosos
Também António Costa, João Oliveira, Rui Tavares e Renata Cambra votam hoje.
Além do voto antecipado em mobilidade, existe ainda outra possibilidade de votar antes do dia 30 de janeiro, É esse o caso dos eleitores em confinamento obrigatório devido à pandemia de covid-19.
“Estamos convencidos de que teremos, na altura das eleições, mais ou menos o nível de pessoas confinadas nas últimas presidenciais, que foram 384.046”, afirmou a ministra da Administração Interna.
O primeiro-ministro está em contacto com as autarquias para aumentar o número de mesas para o voto antecipado o máximo possível e diz que “é preciso segurança jurídica e assegurar a absoluta transparência do ato eleitoral”, nomeadamente para as pessoas que estão em isolamento devido à covid-19.
Votaram 197.903 eleitores nos 308 concelhos do continente e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
De um total de 133.399 eleitores inscritos para o voto antecipado em 231 municípios, 110.563 votaram no domingo.
Francisco Calado, bombeiro voluntário de 61 anos, procedeu ao requerimento do voto antecipado em mobilidade. No entanto, quando se dirigiu à Câmara Municipal de Fronteira, em Portalegre, foi informado de que o seu nome não se encontrava nos cadernos eleitorais.
Em Lisboa, as filas ultrapassam os 450 metros, demorando assim uma hora para votar. Sintra também não fica atrás, tendo filas com 400 metros que percorrem o quarteirão da Escola Secundária de Santa Maria. Este cenário também se observa em Cascais. Por volta do meio-dia, já havia uma concentração ordenada à porta de uma assembleia de…