“Ela pode não conseguir sobreviver ao inverno”, alertou o irmão.
Especialistas apontam “a possibilidade de uma circulação ignorada em outros países”.
Apesar de considerar que não há provas de que o novo coronavírus tenha sido criado em laboratório, o diretor da ONG Human Rights Watch admite que a China dá “credibilidade” a essas teorias por esconder a sua origem.
A polémica está em aberto entre as críticas dos governos norte-americano e inglês às condições de trabalho e liberdade de movimentos da missão – a juntar ao natural receio dos cientistas e médicos chineses de transmitirem informações fora da linha de interpretação oficial – e as afirmações de alguns membros da equipa de que, mesmo…
A equipa de especialistas da OMS está a pesquisar a origem do SARS-coV-2 na China e, esta terça-feira, apresentou os primeiros dados oficiais: existem muitas hipóteses que poderão ter causado a criação e transmissão do vírus, e pode ter havido uma circulação não divulgada da covid-19 noutras regiões da China, semanas antes de serem casos…
Raquel Guiomar, do INSA, integrou a equipa que testou os repatriados de Wuhan, dias intensos em que não se imaginava a dimensão da pandemia, recorda.
Faz hoje um ano que Miguel Matos, treinador de guarda-redes, chegou de Wuhan. Pensava que ia ficar apenas por “um ou dois meses” mas acabou por ser contratado pelo Gil Vicente. Nem sempre achou que tinha feito a escolha certa, mas acabou por decidir ficar.
Os especialistas da OMS vão começar, na quinta-feira, uma investigação sobre a origem do novo coronavírus, em Wuhan.
A jornalista independente Zhang Zhan noticiou o começo do surto da covid-19 em Wuhan e foi presa pelas autoridades chinesas. A União Europeia pede com a máxima urgência a “libertação imediata”.
Zhang Zhan é uma jornalista independente e foi quem noticiou o surto em Wuhan. Foi condenada a quatro anos de prisão pelas autoridades chinesas.
A Comissão de Saúde local aconselha consumidores a não comprar alimentos congelados importados fora das redes de retalho e a analisar o relatório de teste do produto
Investigadores da Universidade de Harvard analisaram tráfego hospitalar e as pesquisas no motor de busca.
“Inicialmente, assumimos que o mercado poderia ter o vírus, mas agora o mercado é mais como uma vítima”.
A responsável do instituto adiantou que, tal “como o resto do mundo”, desconhecia que o vírus existia e questionou: “Então, como poderia ele [o vírus] ter escapado do nosso laboratório?”.
A cidade onde foi pela primeira vez detetado o vírus iniciou testagem de toda a população: uma escala sem precedentes. Um dos objetivos é perceber o número de casos assintomáticos.
Pesquisa concluiu que “mesmo que o surto se tenha originado inesperadamente em Wuhan, poderia ter sido evitado”.
Para tentar impedir um novo surto, as autoridades de saúde querem testar toda a população da cidade – 11 milhões de residentes – em dez dias.
O Instituto de Virologia P4, de Wuhan, foi lançado após a epidemia da SARS entre 2002 e 2003.
Especialista defende melhoria das condições de higiene e dos padrões respeitantes à segurança alimentar destes espaços