A britânica Bodhana Sivanandan apanhou o mundo do xadrez de surpresa. Foi considerada a melhor jogadora do Campeonato Europeu de Xadrez Blitz 2023, que decorreu no final de dezembro em Zagreb, Croácia,e garante que não fica nervosa nos grandes momentos. Um detalhe importante: Bodhana tem apenas oito anos.
Magnus Carlsen (n.º 1 do ranking mundial) acusou Hans Niemann (42.º) de fazer batota, mais do que o próprio já “admitiu”. A desonestidade ao mais alto nível tem causado polémica no mundo do xadrez.
Criança terá sido demasiado rápida na sua resposta à jogada da máquina.
Há 50 anos (2 de Julho de 1972), no auge da Guerra Fria, duas mil e quinhentas pessoas encheram a Sala Laugardal, em Reykjavik, na Islândia, para assistirem ao primeiro jogo do Mundial entre o russo Boris Spassky e o americano Fischer. Bobby pura e simplesmente não apareceu.
Em 1886, teve lugar há 136 anos o primeiro Campeonato Mundial de Xadrez, nos EUA, disputado entre o checo residente nos EUA Wilhelm Steinitz e o polaco-judeu Johannes Zukertort, sagrando-se campeão o primeiro.
Três semanas depois do início da final, o prodígio norueguês tornou a mostrar quem manda: na hora da verdade, não deu hipóteses ao atrevido Fabiano Caruana. São já quatro títulos mundiais consecutivos
Jogou-se este domingo a terceira jornada do Open de Portugal de xadrez de 2018 e as emoções estiveram presentes em muitos tabuleiros do torneio, que decorre no segundo pavilhão do Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso, em Lisboa. Dois mestres internacionais portugueses estiveram em destaque nesta jornada e figuram, para já, entre os melhores do…
A campeã de xadrez em título, Anna Muzychuk deveria estar, por estes dias, a defender as medalhas no campeonato no mundo, na Arábia Saudita
Antigo internacional irlandês desconcertante ao abordar o caso de Kevin Doyle, avançado irlandês que anunciou a retirada por padecer de enxaquecas constantes resultantes de um choque durante um jogo
O vencedor da edição deste ano do Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz foi espancado, numa rua da cidade, na última noite, disse à agência Lusa o organizador da prova, Miguel Babo.
Pedimos para jogar de brancas nos 12 tabuleiros e António Fernandes acedeu. Quisemos a iniciativa, entrar ao ataque, mas depressa nos vimos em apuros. Éramos 12 contra um e fomos caindo à vez, cercados por peças pretas. O último resistiu quase uma hora – mas só porque andou a empatar tempo, como aquelas equipas de…
O antigo campeão de xadrez russo Garry Kasparov, que também é um firme opositor do Presidente Vladimir Putin, perdeu as eleições para a liderança da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).