As autoridades ucranianas reportaram uma nova escalada no número de mortes, com 14 vítimas mortais, após novos ataques russos.
Os serviços de emergência ucranianos descobriram novas vítimas mortais provocadas pela mais recente ofensiva militar russa em Zaporizhzhia.
Instalações contêm 1.200 toneladas de combustível nuclear.
“É minha profunda convicção que isso [referendo sobre integração] pode ser feito no outono”, disse o chefe da administração civil e militar de Zaporijia, Yevgeny Balitsky.
Russos tomaram central de Zaporizhzhia, na cidade ucraniana de Enerhodar. Disparo de tanque provocou incêndio perto de uma das unidades e fez soar os alarmes. Ofensiva numa instalação nuclear não tem precedentes. Ocidente condenou ato ‘irresponsável’; Embaixador russo fala de ‘histeria’. Maior central europeia tem seis reatores. Danos num seriam semelhantes a Fukushima ou Chernobil,…
“O objetivo da provocação do regime de Kiev a esta instalação nuclear foi uma tentativa de acusar a Rússia de criar uma fonte de contaminação radioativa”, disse o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, citado pela agência espanhola EFE.