Blogue

O preenchido dia-a-dia de Marcelo Rebelo de Sousa.

quinta 16
isabel alçada, gala tvi e aulas

francisco ribeiro. fundador dos madredeus. a saudade da sua partida prematura.

manuel bidarra de almeida. sindicalista católico anti-salazarista. de orientação socialista. companheiro das jornadas da sedes. editor corajoso e, muitas vezes, sacrificado. mas sem nunca desistir. e um bom amigo mais que nos deixa.

isabel alçada. no youtube. a irritar mário nogueira, e a agradar à confederação dos pais, aliás sempre muito dependurada no ministério. mas, há que reconhecer, bom tiro político. para quem se dizia não-política, saiu melhor do que a encomenda…

be/ps/ue. pegados os apoios partidários de alegre por causa da união europeia e do visto, que, em rigor, não é visto algum, nem é sequer novo. ou de como a europa divide o que só por exclusão de partes se une…

gala tvi. ontem à noite. curioso ver como as audiências no coliseu e na tvi revelam o que está a dar no povo mais povo. de tony carreira a mariza. de júlia pinheiro a fátima lopes. só para dar alguns exemplos de mais entusiástica adesão. curioso ver ainda a atracção dos mais jovens pelos morangos com açúcar e por várias figuras das telenovelas. sobrenadando tudo e todos, eunice e rui de carvalho.

países. ao lado de um país entre os 15 e os 25–30 anos, que vê menos televisão, e de quadros, nomeadamente mais internacionalizados, há outro país – dos 6-7 aos 15 anos e acima dos 30 e de não quadros de escolhas mais buriladas, e que ganha acrescida expressão a partir dos 50 – que continua a apresentar padrões audiovisuais bastante similares aos de há 10 anos. daí os 48% de share de média e picos de mais de 60% desta gala. contando com todos os canais, abertos e por cabo.

aulas. na faculdade. arrancaram. bem. uma semana antes da generalidade das disciplinas, ainda em exames para finalistas. que bom! posso fazer o que quero – acelerar no início, enquanto a generalidade dos alunos não está cansada e o tempo convida a uma disposição menos cinzenta…


sexta 16
nuvem financeira, tgv e preço dos medicamentos

nuvens financeiras. nova emissão de de empréstimos públicos confirmou subida de juros e de risco da nossa dívida. com alemães – merkel à frente – preocupados. e credores internacionais de sobrolho mais carregado. e muita dívida a ser tomada por bancos portugueses. e antónio de sousa a prevenir que ou o défice baixa ou a nossa banca pode vir a ter aperto muito maior nos mercados internacionais.

oe. sócrates tem de cortar muito mais! e ou corta já ou corre o risco de ter de aprovar medidas duríssimas – 13.º mês em bilhetes do tesouro ou reduções salariais na função pública para o ano…

tgv. esse já foi à vida até ver. apesar de o governo, para disfarçar, dizer que daqui por 6 meses reabrirá o concurso. o que implicaria sempre um ano ou mais para decisão. manuela ferreira leite, na oposição, tinha toda a razão! e sócrates andou a enrolar todo o mundo no ano eleitoral de 2009… a merecer que, mais do que questões políticas, lhe tivesse caído em cima com a economia…

medicamentos. governo obriga farmacêuticas a baixar preço. mas para reduzir comparticipações. o que dá, nalguns medicamentos, subidas efectivas de preços…

acção social escolar. despacho governativo chegou às escolas já em cima do começo do ano lectivo. é mais fácil, pelos vistos, falar para o youtube do que fazer a máquina do ministério funcionar a tempo e horas.

katia guerreiro. noite excepcional a favor do centro social da senhora da boa nova. inspirada, bonita, emocionada, aclamada, com uma magnífica orquestra da baixa normandia.

unanimidade nos aplausos. de maria cavaco silva a gabriela canavilhas, de andré gonçalves pereira a josé manuel galvão telles. e mais seiscentas pessoas…

sábado 18
castro, passos coelho, prémios e festa do sol

ribeiro e castro. promete decisão presidencial para outubro. um homem com bom carácter, de personalidade, inteligente e culto, ainda hesita depois do jantar de 50 pessoas? é verdade que é um idealista corajoso mas, que diabo, haverá confusão possível entre ideal e irreal? um teste simples: que pense o que o adelino amaro da costa faria nesta situação.

passos coelho. melhor, com judite sousa. mais concreto e menos longo. mesmo assim, precisa de evitar o estilo explicativo duradouro. perde eficácia. e perde audiência.

prémios. entrega dos prémios aos comerciantes de cascais com montras mais criativas. vencedores ex-aequo chaves do areeiro (gerente vítor dias, artistas rute gomes e mário barros) e cabeleireiro l’image (proprietária maria da luz rebelo, artista joão figueiredo). duas montras sensacionais, até pela dificuldade dos temas. menções honrosas – joana montez & patrícia melo (vestidos de noivas), ana almeida (roupa para crianças), loja bernardino (móveis), r/c dt.º (decoração) e regionália (produtos regionais). muita diversidade e alguma surpresa nos habituais triunfadores deste certame.

madaíl. raio de ideia a de portugal ter, por dois jogos, as sobras, generosas e amigas, mas sobras, do treinador do real madrid. depois do que já fez, a fpf ainda consegue a brincadeira de substituir uma solução sólida por uma ajuda pontual, genial que seja, que deve ter deixado estupefacto florentino pérez. esta a minha opinião, ultraminoritária perante o aplauso nacional…

mourinho fez o que se esperaria no seu papel. bem, como sempre nestas ocasiões.

nadir afonso. exposição-homenagem pelos 90 anos. no centro cultural de cascais. a não perder.

octávio ribeiro. jantar interessante. um homem que tem feito obra no crescimento do correio da manhã. nos últimos quatro anos. contra muitas previsões…

sol. lindíssima festa dos 4 anos. no palácio de exposições da tapada da ajuda (agronomia), ontem à noite. com uma multidão infrene. josé antónio saraiva, espicaçado para a luta. mário ramires, virado para as novas plataformas. josé antónio lima, o único engravatado (quem o viu, periodista rebelde e quem o vê, agora, gestor de peso…). numa ponta, três ex-líderes do psd. noutra, curioso, o actual secretário-geral. mas não houve tempo nem espaço para apurar quando arranca o conselho de presidentes, prometido pelo líder para ouvir os antecessores acerca das grandes questões nacionais, como a revisão constitucional ou a grave crise económica e o oe. na verdade, para quê mais um conselho, incómodo e cansativo? é uma daquelas ideias que só ocorrem a quem anda distraído em campanha eleitoral interna…


domingo 19
tensão financeira, suécia e liga

tensão financeira. aumentou ao longo da semana. a espanha a controlar défice e a ver juros a baixarem. portugal mais sob escrutínio dos mercados. antónio de sousa, presidente da associação portuguesa de bancos, avisa que a banca está curta de meios e precisa de um oe para 2011 que dê maior confiança lá fora. standard & poor’s atenta com preocupação…

sócrates. tem no orçamento para 2011 o seu teste decisivo. agora que tgv e ponte sobre o tejo foram para as calendas. e o país espera para ver se tem a coragem exigida pelo momento.

suécia. centro-direita ganha. mas precisa dos ecologistas. preocupante – a subida da extrema-direita. até na suécia os tempos vão defensivos, temerosos perante a crise, fechando uma europa que sempre foi grande quando aberta, ecuménica, universal…

liga. com sp. braga, psiquicamente cansado, a ceder empate. e benfica a ganhar a um sporting também não recuperado de 5.ª-feira. surtiu a chamada às armas de há uma semana…

ministra. em discreto lazer. isabel alçada. com filha e neta na praia, em cascais. à volta, poucos veraneantes em fim-de-semana de despedida. os lisboetas já encerraram o dossiê praia e abriram o dossiê outono. nem alunos, nem professores à vista. só estrangeiros e alguns maduros de verão todo o ano. e a ministra feita cidadã nadou longamente. comprovando que a qualidade da água é melhor do que certos departamentos oficiais dizem.


segunda 20
dicionário das ordens na madeira

madeira. lançamento, no funchal, do dicionário das ordens. obra monumental. cobrindo ordens religiosas, esotéricas, maçónicas, honoríficas, civis e profissionais. missão de um sem número de académicos de diversas universidades. grande entusiasta: josé eduardo franco. foi um prazer poder lançar o resultado de anos e anos de labor científico.

história de portugal. este dicionário – que levou 10 anos a fazer – cobre toda a nossa história. e é um elemento de estudo e de consulta imprescindível.

presenças honrosas no lançamento. do bispo e do bispo emérito do funchal. do secretário regional da educação. do presidente da câmara do funchal. de vários políticos e autarcas da situação e da oposição socialista.

nacional-fc porto. convidado pelo presidente do nacional, ainda cheguei a pensar ir à choupana. mas o lançamento até para lá das oito e meia liquidou o projecto. assim, não vi o fc porto dar mais um passo para o seu objectivo… vi, sim, às seis e meia, a agitação de adepto do manchester, de férias na madeira, com a possibilidade única de ver, ao vivo, o fc porto, hoje, e o benfica, sábado que vem. que grande semana de férias…


terça 21 e quarta 22
sócrates em road-show, défice e paulo bento

road-show de sócrates. nos eua. para convencer meios financeiros de que a situação está sob controlo. ao mesmo tempo de outras, como a de zapatero. veremos se com o mesmo eco nos interlocutores. esperemos que sim. por portugal.

défice. importa é que não sejam diárias notícias como as de ontem. sobre a subida da despesa pública entre janeiro e agosto. ou seja, que passe a ideia de que o governo começou a reduzir, a sério, a despesa a partir de julho. que passe a ideia e seja mesmo o que sucede. pois, hoje, já ninguém oculta nada a ninguém nestas matérias… tudo se sabe e muito depressa.

santini a dobrar. sábado. santini de cascais celebra 61 anos. quem lá for, recebe a dobrar os gelados que encomendar. lá estarei à abertura.

doutoramentos. anos lectivos cheios deles, os próximos. só na minha área, já um marcado, três com júris formados e quatro teses mais, acabadas de entregar. e mais a caminho. muito trabalho pela frente…

villaret. a arte e o talento de joão villaret. cd-dvd da rtp. acabado de aparecer, recordando programa que marcou o final dos anos 50 e o início dos anos 60. lembro-me de, com 10, 11, 12 anos, sentado no chão, ao lado dos pais, não perder uma emissão semanal do notável actor e declamador.

paulo bento. boa sorte, na selecção. e de como a vida dá voltas muito inesperadas. é preciso saber esperar e estar, disponível, no sítio e na hora certos. embora essas voltas sejam maiores quando a situação é mais difícil. para não dizer de recurso ou emergência…

marcelo rebelo de sousa