Falando aos jornalistas no final da sessão parlamentar, José Sócrates afirmou que na próxima semana reunirá com «as dez empresas mais exportadoras do País», para discutir formas de incentivar a exportação. Seguir-se-ão empresários e sindicatos: para o líder do Executivo é preciso «melhorar as condições do mercado laboral».
«Reduzir custos administrativos, aprofundar o programa Simplex» e fazer um esforço na reabilitação urbana foram outros dos objectivos enunciados por Sócrates.
Terminado o debate orçamental, e sob o espectro de uma remodelação do Governo, os membros do Executivo deixaram rapidamente o Parlamento, não fazendo qualquer declaração. Só o primeiro-ministro falou, mas sem responder a perguntas dos jornalistas. Isto depois de uma sessão parlamentar em que foram notórios os semblantes carregados na bancada do governo. E em que o maior aplauso da bancada socialista foi dedicado, não a qualquer uma das intervenções, mas ao vice-presidente da bancada, Afonso Candal, que deixa agora as funções de deputado na Assembleia da República.