Sócrates reúne com parceiros sociais

José Sócrates iniciará na próxima semana uma ronda de encontros com os vários parceiros sociais, no sentido de definir uma «agenda para o crescimento». Para o primeiro-ministro, as duas prioridades do Governo, no próximo ano, passarão pela execução do Orçamento do Estado hoje aprovado, mas também pelo crescimento económico.

Falando aos jornalistas no final da sessão parlamentar, José Sócrates afirmou que na próxima semana reunirá com «as dez empresas mais exportadoras do País», para discutir formas de incentivar a exportação. Seguir-se-ão empresários e sindicatos: para o líder do Executivo é preciso «melhorar as condições do mercado laboral».

«Reduzir custos administrativos, aprofundar o programa Simplex» e fazer um esforço na reabilitação urbana foram outros dos objectivos enunciados por Sócrates.

Terminado o debate orçamental, e sob o espectro de uma remodelação do Governo, os membros do Executivo deixaram rapidamente o Parlamento, não fazendo qualquer declaração. Só o primeiro-ministro falou, mas sem responder a perguntas dos jornalistas. Isto depois de uma sessão parlamentar em que foram notórios os semblantes carregados na bancada do governo. E em que o maior aplauso da bancada socialista foi dedicado, não a qualquer uma das intervenções, mas ao vice-presidente da bancada, Afonso Candal, que deixa agora as funções de deputado na Assembleia da República.

susete.francisco@sol.pt