se não for a estrada mais cara da história da estradas de portugal (ep), seguramente estará no top. os acessos ao novo hospital de braga custarão a módica quantia de 8.240 euros o metro. dito de outra forma: são 1.000 metros de via que foram adjudicados em outubro à construtora obrecol por 8.240.147, 31 euros.
dois meses antes, a mesma obra tinha um custo previsto de seis milhões de euros.
a estrada estava a ser estudada desde 2004 pela ep, tendo sido assinado em junho desse ano um primeiro protocolo com a câmara municipal de braga para que esta autarquia realizasse o projecto de execução.
o facto de os estudos já decorrerem há mais de seis anos, não impediu a ep de invocar agora «urgência imperiosa» para evitar o concurso público, já que os acessos terão que estar prontos na data de inauguração do novo hospital: maio de 2011.
tal argumento é permitido pelo código dos contratos públicos – confirmou ao sol o jurista joão carneiro, do escritório miranda & associados. a norma aprovada em 2008 legalizou, dessa forma, os ajustes directos sem limite máximo para o valor da adjudicação.
o prazo para a conclusão da obra, contudo, estende-se até agosto. mas fonte oficial da ep garante que «existe um prazo parcelar que garante a conclusão dos acessos ao novo hospital até ao final de maio de 2011». ou seja, 700 metros estarão prontos em maio e os restantes 300 em agosto.